Plínio Martins Filho conquista o primeiro lugar no Prêmio Jabuti

Um dos mais tradicionais e abrangentes prêmios literários, o Jabuti anunciou nesta terça-feira (31) os vencedores das 29 categorias de sua 59ª edição. Entre os premiados está o professor Plínio Martins Filho, do curso de Editoração, que obteve o primeiro lugar na categoria Comunicação, com o livro Manual de Editoração e Estilo.

O livro do professor Plínio é resultado de sua tese de doutoramento, defendida em 2006 na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Desde então, a obra vem sendo aperfeiçoada e atualizada, inclusive com a ajuda de colaboradores, que o professor menciona no livro.

Com 728 páginas, o livro traz dez capítulos, que abrangem os principais aspectos ligados à editoração de livros, desde a preparação e a edição de originais até o projeto gráfico, a tipologia, a revisão, a normalização tipográfica, a ortografia, a pontuação e a bibliografia. A obra chega ao requinte de dar informações sobre outras línguas, a fim de auxiliar editores e revisores a editar textos em que aparecem palavras estrangeiras. Essas informações incluem dados sobre, por exemplo, acentuação, pontuação e os caracteres especiais de idiomas como o alemão, catalão, dinamarquês, finlandês e latim, entre outros.

 

Veja como ficou a classificação

Comunicação:
1º Lugar – Título: Manual de Editoração e Estilo – Autor(a): Plinio Martins Filho – Editora: Editora da Unicamp
2º Lugar – Título: Bota o retrato do velho outra vez: a campanha presidencial de 1950 na imprensa do Rio de Janeiro – Autor(a): Luís Ricardo Araujo da Costa – Editora: Paco Editorial
3º Lugar – Título: Todos os Monstros da Terra. Bestiários do Cinema e da Literatura – Autor(a): Adriano Messias – Editora: EDUC – Editora da PUC-SP / FAPESP

59º Prêmio Jabuti