No ‘Diversidade em Ciência’ (Rádio USP), Aguinaldo Gonçalves fala sobre as relações entre texto, imagem e canção

[A entrevista foi ao ar na segunda-feira, dia 6 de maio, às 13 horas, com reapresentações na terça-feira, dia 7, às duas horas da manhã e no sábado, dia 11, às 14 horas, na Rádio USP]

No ‘Diversidade em Ciência’, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Aguinaldo José Gonçalves, escritor e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH) e professor sênior, livre-docente, da Unesp.

Aguinaldo Gonçalves é autor dos livros “Laokoon revisitado: relações homológicas entre texto e imagem” (Edusp); “Nove degraus para o esquecimento” (Ateliê Editorial); “Das estampas” (Nankin Editorial); “Nina e Rosário” (editora Comboio da Corda); “Das estampas” (Nankin Editorial); “Museu Movente: o signo da arte em Marcel Proust” (EdUnesp), dentre outros.

Durante a entrevista ele irá falar sobre as relações homológicas (ou relacionais) entre texto, imagem e canção. “Para fazer essas relações é necessário construção de repertório para apreender tudo das realidades; algo ainda falho na formação escolar”, explica.

O ‘Diversidade em Ciência’ é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e os Direitos Humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da Reitoria da USP Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

O ‘Diversidade em Ciência’ é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://www.radio.usp.br/?page_id=5404

Texto e foto: Ricardo Alexino Ferreira