Diversidade em Ciência: Marcos Mucheroni fala sobre o desaparecimento de fronteiras

O entrevistado desta edição do “Diversidade em Ciência” acredita que a questão da contemporaneidade será repensar as fronteiras

Ricardo Alexino Ferreira
Jornal da USP, em 23/11/2020

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Marcos Mucheroni, professor do Departamento de Informação e Cultura da ECA-USP, que fala sobre comunidades e as suas organizações nas redes sociais.

Segundo ele, a rede pode ser vista como o conjunto de relações que uma organização ou comunidade viabiliza em uma determinada atividade associativa, que é desdobrada em sub-redes. “Ao falar em redes, necessariamente, não se está falando na internet, mas nas relações entre pessoas e grupos”, afirma.

Nesse contexto, Mucheroni acredita que a questão da contemporaneidade será repensar as fronteiras, que no momento estão no agendamento político e têm acentuado o fenômeno dos refugiados, assim como as expressões de territorialidade e ideologias.


Diversidade em Ciência

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/