Diversidade em Ciência: Cristina Castilho Costa fala sobre liberdade de expressão e censura

A entrevistada pesquisou intensamente o acervo de Miroel Silveira, que coletou durante sua vida acadêmica documentos de censura prévia ao teatro da época das ditaduras do Estado Novo e militar

Por Ricardo Alexino Ferreira
Jornal da USP, em 25/01/2021

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Maria Cristina Castilho Costa, professora titular do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura.

Durante vários anos, ela debruçou-se sobre o acervo de Miroel Silveira, que foi autor, poeta, diretor, tradutor, produtor, dançarino, crítico e professor da ECA-USP. Ele coletou, ao longo da sua vida acadêmica, vários documentos de censura prévia ao teatro reunidos no Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo, do Estado Novo de Getúlio Vargas, nos anos 1920, aos fins da década de 1960, no período da ditadura militar. Miroel morreu em 1988.

Cristina Costa analisou e organizou os mais de 6 mil processos contendo ofícios, correspondências, pareceres e peças com marcações dos censores e constituiu o Arquivo Miroel Silveira em 2009.

Ela é autora dos livros Censura em cena e Teatro e censura: Vargas e Salazar, os dois lançados pela Editora Edusp.


Diversidade em Ciência

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/