logotipo do Claro!

EDITORIAL – Endorfina Paulistana

Por clarousp

endorfina paulistana

Um dos atores do produto jornalístico é o público. E é em seus interesses e demandas que devemos pensar ao escrever.

Nessa edição do Claro! buscamos trazer um viés um pouco diferente de algo que nós todos temos em comum: São Paulo. Falar sobre essa cidade é conversar um pouquinho com todos os leitores. Mas mais do que a cidade em si, falamos sobre o sentimento de viver aqui e as experiências que todo paulistano passa.

São Paulo é uma versão brasileira da cidade que nunca dorme. A agitação, a pressa e a efervescência tão características da cidade causam uma espécie de vício em quem vive aqui. O estresse vira uma dependência. Você descobre que está bem adaptado a cidade quando viaja e a abstinência te incomoda. Quem vive aqui está sempre buscando mais e mais rápido, até nos momentos de lazer. São Paulo é extremos, é limite, é 40º.

Porém, quão grande seria o erro se o Claro! fosse apenas lúdico. Como então encontrar identificação com aqueles que enfrentam tantas dificuldades nessa cidade? Não dá pra passar sem falar o preço que essas mesmas oportunidades cobram. Portanto, há que se pensar no que é relevante, no que é atual, no que de fato tem algum impacto na vida do paulistano. Para representar isso, então, buscamos temas atuais e abordagens diferentes daquilo que todo mundo sabe que pode encontrar aqui.

Para além de pensar no conteúdo, devemos nos preocupar com a forma. O formato, as imagens, as ilustrações, a diagramação e a escolha de palavras têm como objetivo transmitir ao leitor o sentimento total do tema. A experiência para além da informação, esse sentimento que começa com uma repulsa, passa por uma aceitação e no fim vira até amor.

A dor e o prazer de viver em São Paulo é o que nos guia nessa edição. São Paulo provoca em seus moradores um efeito estranho. É aquela coisa de “só eu posso falar mal… e eu falo mesmo”. Sabemos que essa agitação, essa pressa, essa efervescência pode acabar nos matando, mas sem ela a gente não tem adrenalina e a vida na cidade não tem graça.

Por isso, essa edição do Claro! é um convite. Entre pelas referências históricas de São Paulo. Esbarre nas contradições dessa cidade que alaga e falta água. Fique pra ver o preço do progresso, mas desfrute das redefinições de espaço que só acontecem aqui. Aí então mergulhe na diversidade que essa cidade tem e na história das pessoas que ajudam a contar a própria história paulistana. Depois venha sentir adrenalina, pressão, medo. Venha ver o quanto essa atmosfera transforma para o bem e para o mal. Encerre sua viagem tentando entender a complexidade da situação e voltando ao seu lugar de personagem absolutamente indispensável no meio da multidão.

Seja bem-vindo à São Paulo e volte sempre.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com