logotipo do Claro!

Mitos da USP: Um espectro ronda a USP. O espectro de um reitor!

Por clarousp

luizAntonioDaGamaESilva

ANTIGA REITORIA – Uma das sedes da administração da Universidade está passando por um problema sobrenatural – e, desta vez, não são os militantes da LER-QI (Liga Estratégia Revolucionária – Quarta Internacional) em uma ocupação. Um espectro ronda a Antiga Reitoria – o espectro de um ex-Reitor.

(NOTA DA REDAÇÃO: O que poucos estudantes sabem é que a Antiga Reitoria foi, por 50 anos, a Nova Reitoria e passou a ser utilizada a partir da Ditadura Militar. A atual Reitoria, que hoje chamamos de Nova, já foi a Antiga Reitoria. Para esclarecer sua leitura, quando o Claro! fala de Antiga Reitoria, estamos falando da antiga atual e não da outrora antiga, a nova.)

Funcionários de institutos abrigados na Antiga Reitoria, como a SCS (Superintendência de Comunicação Social) e o IEA (Instituto de Estudos Avançados), confidenciaram que um fantasma transita pelo mal-assombrado edifício.

Marcamos ponto na copa do prédio à espera do dito cujo e nada ouvimos até a 1h04 da madrugada, quando escutamos o sussurrar de nomes que tomamos o cuidado de anotar: “Mário Schenberg, Fernando Henrique Cardoso, Nuno Fidelino
de Figueiredo, José Cruz Costa…”.

Ao ouvir o nome do ex-presidente da República, pensamos que se tratava de uma reunião tucana. A suspeita, no entanto, foi dissipada com a visão da própria assombração.

Ele seguia com sua procissão de nomes. Era calvo, os poucos cabelos grisalhos todos escorridos para trás. Carregava um sorriso macabro. Nas suas mãos, uma pasta com o timbre do Ministério da Justiça e o título “Ato Institucional V”.

Na manhã seguinte, conversamos com 10 pessoas que transitam diariamente pelo edifício: oito confirmaram conhecer alguém que já tenha visto a assombração, uma delas afirmou ter presenciado uma aparição, mas outra funcionária assumiu
ter conversado com um dos fantasmas. Segundo ela, ele lhe pediu uma “lista de subversivos para o Doutor Gama”. Sem saber o que fazer,
a secretária entregou-lhe a lista. Foi essa pista que permitiu ao Claro! solucionar o mistério do Fantasma da Reitoria. Trata-se de alguém que já recebeu o título de Ilustríssimo Reitor: Luís Antônio da Gama e Silva.

Durante sua gestão, de 1963 a 1969, o Reitor-assombração criou uma lista de professores, estudantes e funcionários a serem expurgados da Faculdade. Os nomes que os repórteres do Claro! ouviram naquela noite correspondem aos da lista.

“Ele geralmente aparece no 3º andar, onde fica a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Cultura eu sei o que é, mas e Extensão? Deve ser extensão com o coisa ruim, porque na Universidade a gente sabe que quase não tem”, denuncia um dos vigilantes.

Os funcionários estão com medo de andar sozinhos no prédio. “Os elevadores não param nos andares, eles param entre eles. Eu trabalho no segundo andar e o elevador
para entre o primeiro e o segundo. De qualquer jeito preciso subir um jogo de escada. Tem que ser algo de outro mundo para explicar isso”, afirma um funcionário do SCS. “Fantasma não precisa subir escada”, sugere uma colega sua.

No início do ano, surgiu a informação de que outra assombração rondava a Nova Reitoria, fugindo ao ser perguntada sobre denúncias de crimes na Faculdade de Medicina. “Achamos que era mais uma história do Reitor Gama. Mas acabamos descobrindo que não tinha nada de sobrenatural. Era o Reitor Zago mesmo”.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com