logotipo do Claro!

“Is there anybody out there?”

Por Otávio Nadaleto

pluto
“O que é mais assustador? A idéia de extraterrestres em mundos estranhos, ou a idéia de que, em todo este imenso universo, nós estamos sozinhos?” – Carl Sagan

Contemplar a imensidão do céu noturno nos faz embarcar em uma série de divagações nem sempre agradáveis. O que existe além de toda essa escuridão? O quão pequeno somos perto da imensidão do universo? E, é claro… tem alguém aí? Cada vez mais cientistas e estudiosos se convencem da ideia de que podemos não estar sozinhos. Enquanto nada é efetivamente provado, carregamos o peso existencial da dúvida. Mas por que ainda nos assustamos com a possibilidade de haver vida em outros cantos da galáxia?

“A existência de vida fora da Terra inaugura uma série de questões teológicas difíceis de se lidar. Os alienígenas são filhos de Deus? Caso sim, eles também pecam? Caso não, eles são seres perfeitos? E por aí vai”, afirma o psicólogo Leonardo Breno Martins, que há anos estuda a relação entre humanos e supostos alienígenas. Além disso, a existência de vida em outros planetas exclui a humanidade do centro simbólico do universo. “Copérnico foi revolucionário ao tirar a Terra do centro do universo, mas boa parte da humanidade ainda se sente no centro dele enquanto a obra prima da existência”. Comparado a raças alienígenas, podemos ser meros primatas. Nossa insignificância cósmica é perturbadora.

1. Universo visível tem aproximadamente 92 bilhões de anos-luz de diâmetro.

2. Há pelo menos cem bilhões de galáxias no universo.

3. Só na Via Láctea, há 20 bilhões de estrelas similares ao sol. Pelo menos 5% têm um planeta habitável. O resultado é 1 bilhão de planetas parecidos com a Terra na galáxia.

4. A Via Láctea tem 13 bilhões de anos. A Terra, 4 bilhões de anos. Antes disso, outros planetas com condições habitáveis tiveram muito mais tempo para desenvolver vida inteligente.

5. Segundo a MUFON, rede colaborativa de investigações de UFOs, entre 90 e 95% dos avistamentos de ovnis são facilmente explicáveis. Em 2013, 6448 casos foram considerados “não resolvidos”.

6. A pesquisa do psicólogo Leonardo Breno Martins concluiu que pessoas que alegam terem avistado OVNIs são tão ou mais mentalmente sãs que a maioria das pessoas.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com