logotipo do Claro!

Cúpula do Grau, Estocolmo, 14 de outubro de 2057

Por Ana Paula Machado

Excelentíssimos (as) senhores (as) presidentes, embaixadores e colegas,

Há exatos 70 anos, nesta mesma cidade, o chamado relatório Brundtland introduziu na sociedade o conceito de desenvolvimento sustentável, indicando sua incompatibilidade com os padrões de produção e consumo humanos da época e propondo a conciliação do crescimento econômico e as questões ambientais e sociais. Elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento promovida por esta organização e intitulado Nosso Futuro Comum, o relatório chamava atenção para danos na camada de ozônio e o perigo do aquecimento do planeta, sugerindo ainda as primeiras metas internacionais para frear o aumento da temperatura e reverter os danos causados pelas atividades humanas.

Deste então, esta organização tem se dedicado a despavimentar um futuro que despontava no horizonte e construir outro. Do Protocolo de Kyoto, ratificado em 1998 com o intuito de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, ao recém criado Nobel Verde, que premia iniciativas que redesenharam nosso modo de vida estabelecendo hábitos sustentáveis, povos e instituições ao redor do mundo também reconheceram a influência do clima em todas as esferas da vida, empenhando-se na recuperação do sistema climático planetário. A conscientização global em conjunto com esforços locais foram fundamentais para continuarmos abaixo do limite de 2 graus Celsius no aumento da temperatura média da superfície terrestre.

Não podemos, no entanto, minimizar o impacto que esse aumento provoca, exemplificados na migração asiática por conta das intensas ondas de calor e fortes precipitações na região, no cenário de seca na América do Sul e no resultante conflito em torno dos principais rios da região da Floresta Amazônica, no derretimento de geleiras no mundo todo e no aumento no nível do mar.

Senhoras e Senhores,

Somos 8 bilhões de pessoas responsáveis por um planeta de 4,5 bilhões de anos com mais de 8 milhões de espécies.  Estratégias de mitigação e adaptação já não são mais suficientes. Temos todos os recursos para revolucionar nosso modo de vida e dar início a uma Nova Era.

Agradeço a participação de todos nesta cúpula e reforço o pedido de comprometimento com a existência de um futuro comum em um planeta equilibrado e saudável.

Obrigada,

Ana Paula Machado

Secretária-Geral da ONU

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com