logotipo do Claro!

 

Em caso de fim do mundo, quebre o vidro e aperte o botão de emergência!

 

Por Quefren de Moura

 

 

Breve manual para apocalipses, armagedons e fins do mundo em geral

 

pagina12

 

Você certamente já foi alertado por algum outdoor, profeta ou programa de televisão de que “o fim está próximo”. Há quem diga que o mundo vai acabar, queiramos ou não. Apesar dessas previsões — e de um pouco de histeria fatalismo por parte de algumas pessoas —, a ansiedade pelo fim do mundo ou por um apocalipse iminente sempre existiu ao longo da história das civilizações, gerando crenças e mitos em diferentes culturas. Ou seja, essa é uma preocupação antiga! Mas, e se acontecer mesmo um cataclisma? Uma pandemia? Uma guerra nuclear? Uma invasão de zumbis? Você estaria preparado? Grupos de pessoas ao redor do mundo, chamadas de “preppers” ou “doomsday preppers”, vêm investindo tempo e dinheiro no desenvolvimento de técnicas e recursos para sobreviver a um provável “fim do mundo”. Juntamos aqui dicas dessas pessoas, projeções apocalípticas e nossas próprias pirações ideias para ajudar você a pensar e a se preparar para situações extremas!

 

Em caso de desastres naturais, como terremotos ou tsunamis…

… não entre em pânico nem saia por aí saqueando supermercados, como nos filmes. Isso só aumentaria o caos. Invista desde já em estocar comida, utensílios e água potável. Aprender a conservar alimentos pode ser uma boa também. E não se esqueça de armazenar objetos essenciais, como comprimidos de purificação de água e fósforos impermeáveis (sim, isso existe, e você pode fazer em casa!).

 

Na hipótese de uma explosão nuclear…

… construa um abrigo. Considere que você deverá ficar nele por alguns dias. Aproveite para preparar um depósito de suprimentos para suas necessidades nesse período. E tenha equipamentos de comunicação. Um amigo que o ajude e embarque nessa com você seria muito útil para servir de alimento, caso necessário lhe fazer companhia.

 

E em caso de uma pandemia, vírus mortal ou guerra biológica?

Fique atento a alertas da OMS e ameaças em geral. Se um agente biológico se espalhar, vire um eremita proteja suas vias respiratórias, evite aglomerações e fuja das grandes cidades. Tenha uma caixa de medicamentos essenciais e tome suas vacinas. Melhor prevenir…

 

No caso de superaquecimento…

… significa que os astecas estavam certos e o sol vai explodir! Ou não. Ok. De qualquer modo, isso provavelmente implicará temperaturas altíssimas e toxicidade. Prepare-se para se esconder dentro da terra ou em abrigos aquáticos por um bom tempo. Talvez morar perto de geleiras traga algum benefício, não?

 

No caso de uma guerra entre seres espirituais, Armagedon ou Ragnarok…

… primeiro, não deixe ninguém marcar você com o 666. Resista. Já se os deuses nórdicos começarem a batalhar na Terra, e você não quiser levar a pior, se fingir de morto é uma opção. Quando tudo estiver tranquilo, levante e vá viver no mundo pós-apocalíptico (ou no que sobrar dele).

 

Em caso de uma rebelião das máquinas…

… não adiantará tentar dar curto-circuito, jogar água, tirar da tomada e outras manobras elementares. Você precisará ser bastante perspicaz. Trate de aprender tudo sobre programação e invista num ataque indireto, hackeando a máquina ou criando um vírus. Se tudo der errado e elas forem indestrutíveis, fuja para a selva ou uma ilha deserta. Máquinas e natureza simplesmente não combinam.

 

No caso de um apocalipse zumbi…

… separamos duas dicas superimportantes. A primeira é: aprenda a correr. Treine e ganhe resistência. Zumbis tradicionalmente são lentos. Mas, se por azar os zumbis do seu apocalipse forem atléticos, a segunda dica é: finja ser um zumbi também. Misture-se à multidão e se comporte como ela. Evite ser descoberto. Uma boa maquiagem e
técnicas teatrais podem ser úteis.

 

Finalmente, se o universo se expandir até se desintegrar…

… e formos espalhados por aí em milhões de pedaços, sem qualquer possibilidade de nos reunir de novo? Ah, aí já é demais. Nada que fazer. Você não sobreviveu ao fim do mundo. Game over.

 

Saiba mais: preppers.org | survivalblog.com | facebook.com/preppers | twitter.com/preppersbrasil |

channel.nationalgeographic.com/doomsday-preppers | sobreviventedofim.blogspot.com.br | hyperbate.fr/finsdumonde

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Expediente

Contato

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

Telefone: (11) 3091-4211

clarousp@gmail.com