logotipo do Claro!

Vozes da ocupação

Por Sérgio Rodas Borges Gomes de Oliveira

4-2

A cidade de São Paulo possui um déficit de 670 mil moradias, de acordo com a prefeitura. Para forçar as autoridades a diminuírem esse número, movimentos sociais mantém cerca de 100 ocupações na capital paulista, sendo aproximadamente 90 no centro. Entre elas, a Ocupação Hotel Columbia Palace, que começou como forma de protesto e virou moradia de 79 famílias. Com cortes em programas municipais e federais, a situação delas não deve ser regularizada tão cedo. Mas os moradores do edifício têm orgulho de sua conquista, e não pretendem abandoná-la facilmente.

Antônia Nascimento, 45, assistente social e coordenadora da Ocupação Hotel Columbia Palace: No fim dos anos 90, houve uma grande leva de ocupações, mas em pouco tempo as ações dos movimentos sociais voltaram a diminuir. Em 2010, diversos grupos se reuniram e passaram a discutir maneiras para chamar a atenção dos governantes sobre o déficit habitacional.

5

Nazaret Brasil, 50, cenógrafa: Eu não participava de nenhum movimento social até 2010, mas as minhas irmãs sempre estiveram envolvidas com grupos ativistas. Num certo dia de outubro, elas me ligaram e disseram que coletivos estavam preparando uma grande ação no centro de São Paulo. Do dia para a noite, deixei Campo Grande (MS) e vim ajudá-las na manifestação.

Marinalva Euclides da Silva, 49, cozinheira: Quando o terreno da ocupação onde eu morava, em Suzano (SP), caiu, fiquei sem ter para onde ir. Nessa época, soube dos planos de ocuparem prédios desabitados no centro, e resolvi me juntar ao grupo.

Nazaret Brasil: Assim que ocupamos o Hotel Columbia Palace, a Polícia Militar fez um cerco em volta do prédio. Quem saísse seria detido. Assim, ficamos presos em um local abandonado, em condições inóspitas.

Antônia Nascimento: O objetivo era protestar, não queríamos que as pessoas permanecessem no hotel, afinal, aqui não tinha nem água, nem luz, nem esgoto. Porém, quem veio para cá não tinha outra opção. Era ficar aqui ou dormir na rua. Então, aprendemos o básico com técnicos e montamos nossa própria infraestrutura.

9

Marinalva Euclides da Silva: Tudo aqui funciona em sistema de mutirão – o pessoal se junta e faz consertos, lavagens, planta hortas de batata e cenoura. A gente vai se virando.

Nazaret Brasil: Eu estava insatisfeita em Campo Grande. Não conseguia arranjar trabalho na minha área. Depois que cheguei para ajudar na ocupação, percebi que poderia ficar aqui, ajudando na luta, e ainda trabalhar como cenógrafa. Então, em dezembro de 2010 trouxe a minha família para cá. No começo, minhas filhas ficaram em choque, mas logo se acostumaram. Hoje as duas estudam na USP.

Jandira Brasil, 79, aposentada e mãe de Nazaret: Foi difícil. Foi muito, muito difícil. Não é fácil dividir sua casa com várias outras pessoas, especialmente a essa altura da vida. Mas eu me acostumei. Hoje sou a mais velha daqui.

2

Mildo Ferreira, 33, professor de música: Vim para a ocupação em 2012, com o meu companheiro, mas hoje moro sozinho. Mobiliei todo o meu apartamento com coisas que achei na rua, e gosto de como ele ficou. Mas aqui é uma ocupação bem mais organizada do que a maioria.

Antônia Nascimento: A ocupação é organizada por militantes da Frente de Luta por Moradia, que têm consciência da luta e sabem como atender às necessidades de todos. Cerca de 300 pessoas moram aqui hoje, mas eu não moro mais. A situação é instável. Já recebemos 4 ordens de reintegração de posse, mas estamos conseguindo adiar nossa saída. A nossa esperança é que a Prefeitura compre o imóvel e o destine para fins sociais. O Haddad já disse que vai tentar se o dono quiser vender, mas a gente sabe que isso é difícil. Porém, não podemos desistir.

8

Nazaret Brasil: Nós promovemos debates para discutir problemas da cidade e mostrar nossos objetivos para a sociedade. É preciso acreditar na luta. Se eu não acreditasse, não estaria mais aqui.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com