logotipo do Claro!

Amor, do grego stratēgia

Por Vinicius Andrade

Se você curtir fotos antigas da outra pessoa, interesse você tem. A opinião é de Ailton Amélio da Silva, psicólogo clínico e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo durante 30 anos. Autor do livro Relacionamento Amoroso, publicado em 2009 pela editora Publifolha, Amélio faz questão de emendar: “Mas o ato pode ter diferentes motivações. Por isso é que as coisas são ambíguas”. Em entrevista ao Claro!, o psicólogo explicou a relação entre amor e jogo, falando a respeito da opção por encarar a vida amorosa como uma área repleta de objetivos, estratégias e territórios a serem conquistados.

CLARO!: O amor é um jogo? O que une essas duas coisas?

AILTON AMELIO: O aspecto jogo não deve predominar no amor. O jogo é uma analogia, mas não é o que as pessoas devem estar sentindo em suas práticas amorosas, porque, se encaro como jogo, deixo em segundo plano o que penso de verdade. Assim, deixo-me guiar pela estratégia – e não por sentimentos genuínos. O amor é um jogo preparado pela natureza, mas não pode ser algo deliberado, porque superficializa, esvazia e torna inseguro o que se passa entre as pessoas.

CLARO!: No mundo virtual, essa relação entre amor e jogo se intensifica?

AMELIO: Acredito que sim. Como há muita gente, as coisas são voláteis e podem ser facilmente descartadas, fazendo com que as pessoas maximizem um pouco o aspecto do jogo. Ali, você está pisando em ovos, usando todos os recursos possíveis.

CLARO!: O que pode justificar a opção por tratar o amor como um jogo?

AMELIO: Bem, tem gente que encara como jogo,  mas tem gente que não suporta essa ideia, achando isso desagradável e inverídico. As pessoas são heterogêneas. Nesses meios, em aplicativos e na internet, as coisas geralmente estão em um nível superficial. E, nesse nível, você não está sentindo ou pensando muita coisa. Você está trabalhando por resultados. Para algumas pessoas, isso é admissível como um estágio inicial, em direção a um outro patamar. As pessoas esperam que o outro se comporte de base mais verídica.

CLARO!: O fato de alguém ter curtido determinada foto antiga de uma outra pessoa – sem que haja, ali, interesse amoroso – não pode criar alguma situação embaraçosa, por exemplo?

AMELIO: Se você curtir fotos antigas, interesse você tem. Mas o ato pode ter diferentes motivações. Por isso que as coisas são ambíguas. Agora, se você vê que há sempre uma motivação do mesmo tipo presente, aí temos o que chamamos de convergência. O flerte é uma progressão de pistas ambíguas para algo mais claro da natureza do meu interesse. Se corro demais, aperto o outro. Se corro de menos, a coisa perde a natureza amorosa.

CLARO!: É possível jogar esse jogo sem fugir dessas regras?

AMELIO: Não, porque isso é comunicação. É como perguntar se posso fazer isso sem me comunicar: não tem jeito. Há outros caminhos, porque são vários tipos de amor. Tem amor que, desde cara, tem natureza romântica e sexual. E tem outros que passam pela amizade. Esse jogo tem diferentes regras, o que complica ainda mais a coisa. Por isso que não dá para escrever um livro sobre “Como conquistar qualquer pessoa” – quem fala isso é um charlatão.

Para terminar, o psicólogo também listou 9 sinais de interesse por parte de uma pessoa no mundo virtual. Confira abaixo:

1) A pessoa responde a sua mensagem rapidamente

2) A pessoa responde a tudo o que você mencionou na mensagem

3) A pessoa é quem toma a iniciativa

4) A pessoa responde mais do que o mínimo necessário, fornecendo informações gratuitas

5) A pessoa curte tudo o que você coloca nas redes sociais

6) A pessoa curte suas fotos antigas

7) A pessoa tenta fazer a conversa progredir para algo na vida real

8) A pessoa tende a concordar com o que você diz, tentando criar base positiva

9) A pessoa tenta estabelecer clima romântico e sexual, não apenas amistoso

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com