logotipo do Claro!

Azarado tem sete letras

Por Guilherme Eler

O sexto páreo da noite tinha como palco o Hipódromo da Gávea, na capital carioca, mas era atentamente acompanhado a centenas de quilômetros por um inquieto grupo de vinte e poucos homens. Senhores de idade, todos eles, impreterivelmente. Dispostos em mesas, formavam uma telha de esparsos fios grisalhos logo abaixo das duas tevês, posicionadas no alto da parede. Os olhos, vidrados. Conhecedores do jogo, debruçavam-se a analisar os números e estatísticas que se revezavam em faixas coloridas nas telas.

Canetas e tabelas nas mãos. Recibos, planilhas. Estavam ali para apostar. “A partir de três reais já dá para jogar”, me explica um deles. “Se apostar agora no número cinco e ele vencer, cê ganha R$ 170”. O homem, funcionário do local durante o dia, não tinha muita paciência para meus questionamentos amadores. Agora à noite, estava lá de novo também para tentar a sorte. Com o suntuoso salão de eventos do Jockey Club de São Paulo de pano de fundo, reclamava da falta de habilidade de um dos jóqueis e da pouca sorte no último páreo.

DSCN0380

Bastante amplo e todo na cor marfim, o espaço contava com dezenas de bilheterias e atendentes mobilizados para computar as apostas. As conversas sobre o jogo e o clima de descontração eram interrompidos só no momento em que os animais começavam a ser alinhados para o início da corrida. Xaquira Thunder, Garota Levada, Futurosa, Hora Fatal, e outros tantos. Cada nome exótico trazia consigo certa probabilidade de vitória e uma possível recompensa para o sortudo da vez.

“Largou mal de novo, é brincadeira?”, se irritava um no começo da corrida. Mais para o fim, gritos ritmados passavam a preencher totalmente o salão. A torcida era efusiva. Dorinha Bacana, com uma impressionante arrancada na última reta, foi a primeira a cumprir o percurso de 1.300 m, sob lamentos e comemorações. “Só vou fazer mais essa de R$ 50 e aí eu paro”, pontua desacreditado um outro, que acompanhava ao lado.

Resolvi que entraria no sétimo páreo. Só pra ver como era. O cavalo escolhido foi o de número três. Assim, sem motivo ou simbologia nenhuma. Na verdade, a atendente confundira a minha intenção de fazer a aposta mínima, e tinha entendido “três” como o número escolhido, e não como a quantidade de reais que pretendia por no jogo. Aniche, o nome da égua que defenderia meus três contos.

Exatamente antes do início da corrida, uma pane elétrica, fruto do grande volume de chuva, deixa tudo no escuro. A frustração geral era agora minha também. A energia só volta quando Heart-free, o sete, era anunciado como primeiro lugar. Aniche tinha sido a segunda colocada. Ainda pude acompanhar o oitavo páreo, agora sim vencido, para minha descrença, pelo animal que levava o número três no lombo. Fora eu experiente, teria esperado mais uma única rodada e saído de lá com o valor da aposta duplicado trinta ou mais vezes. Ou não. A sorte tem dessas.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com