logotipo do Claro!

cerca_claro

000_par7944239
Foto: Reprodução

De onde vieram as fronteiras? Em algum momento de nossa curta história na Terra, ultrapassamos a barreira que distingue nossa humanidade dos outros animais, o que quer que isso signifique. Passamos a inovar, explorar e expandir nosso conhecimento do mundo à nossa volta, redefinindo constantemente nossa relação um com o outro e com o nosso meio. Erguemos muros e barreiras, de pedras e ideias, para nos unir e proteger. Dificilmente imaginávamos o quanto elas poderiam nos separar.

concertina-10m45cm-cerca-espiral-ourico-serpentina-797411-MLB20554713044_012016-F
Foto: Reprodução

Quando pensamos em fronteiras, pensamos no quê? No passado, pensávamos em tribos e reinos. Em oceanos, desertos e selvas. No espaço sideral. Em 2016, provavelmente nos vêm à cabeça embarcações cheias de refugiados, explosões no deserto e arame farpado. Mas só isso?

0,,21362216-EX,00
Foto: Nasa/Divulgação

Fronteiras são guerras, atrito e segregação. Fronteiras são rios, montanhas e vales. Fronteiras são um desconhecido a desbravar, um objetivo a ser conquistado. São os limites que buscamos definir e quebrar num inconstante equilíbrio. Algumas são físicas e óbvias, outras nem tanto. O Claro! convida você a explorar alguns dos significados e formas que elas podem tomar. E quem sabe até mesmo quebrar algumas no meio do caminho.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com