logotipo do Claro!

Criando realidades

Por Amanda Oliveira e Joana Darc Leal

Uma pitada de imaginação é o ingrediente fundamental para gerar boas histórias. Por trás de mentes criativas surgem reinos, heróis, vilões e até mesmo novas tecnologias. Nas histórias, personagens ganham vida e nos fazem acreditar que, um dia, realmente existiram. A figura lendária do Rei Arthur já até entrou na árvore genealógica de alguns governantes  ingleses.

Superman

Talvez por essa razão, algumas narrativas soem tão reais e paralelos com a realidade surjam naturalmente. Jovens com poderes fomentam o debate sobre minorias e heróis reafirmam a necessidade de lutar contra o preconceito racial.

Ao mesmo tempo, transformar a realidade em ficção não é uma tarefa fácil. Algumas novelas, no entanto, já se aventuraram por esse caminho: temas sociais como o racismo, homofobia e aborto foram problemas que diversos personagens sentiram na pele. Mas há sempre a dúvida, qual seria o limite entre informação e desinformação? Será que as novelas estão abordando esses temas de forma positiva? Nesta edição, o Claro! abre as portas do universo ficcional, para explorá-lo e entender a razão de sermos tão atraídos por esse mundo do faz de conta.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com