logotipo do Claro!

No início, éramos um só

Por Carolina Pulice

Em uma forma polimórfica, animais e humanos faziam parte de uma só unidade. E então houve a separação. Animais e humanos passaram a não fazer mais parte do mesmo ser. Mas sua relação ainda mostrava grande poder metafísico. Poder este ainda mantido pelos xamãs.

Há, no xamanismo — prática espiritual entre o homem e os elementos da natureza — uma mistura do sagrado e do natural, do espiritual e do material, do objetivo e do subjetivo, para remediar, cativar, proteger e encantar.

Os elementos da natureza lhes dão força. A troca de fluidos e energias curam os males físicos e psicológicos. A magia dos animais os ajudam nas plantações e na caça.

Mas não são somente os xamãs que podem se comunicar com os animais. Todos temos um animal de poder dentro de nós, aquele que influencia em nossa personalidade, e que nos guiam em nossa vida material.

De acordo com Léo Artése, fundador do portal Xamanismo.com, os espíritos animais se encontram em uma outra realidade espiritual, protegidos por sua sabedoria. Em um nível diferente dos seres humanos, os animais de poder são capazes de nos guiar e auxiliar.

Seja sob a forma de um urso, de uma cobra ou de um tigre, o que está em jogo no xamanismo é a não forma, a interação extracorpórea. Mas o homem urbano trata o animal de uma forma completamente diferente, domesticando-o, imaginando que não haja uma ligação espiritual séria com aquele animal, embora alguns digam saber que há um animal dentro de si.

No Xamanismo, dizer que há um animal em você não é um problema. Porém, é necessário preparar-se para invocar o animal que vive em você, através de um ritual sério e que requer experiência e crença. “As relações entre o xamã e animais são de natureza espiritual, e de uma intensidade mística tal que se torna difícil para a mentalidade moderna, cética, imaginá-la”, complementa Léo.

Fonte:

Kopenawa apud Viveiros de Castro, Eduardo. “A floresta de cristal”. Cadernos de Campo 14/15, 1998, pp. 319-338.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com