logotipo do Claro!

Oloco, bicho!

Por Bianka Vieira e Luiza Missi

O que nos difere do restante dos animais? Essa é uma pergunta que persegue a humanidade desde o seu início. Aliás, a nossa própria origem é objeto de discordância: a partir de que ponto passamos a nos distanciar do restante do reino Animalia?

Há quem acredite que nossa capacidade de utilizar ferramentas (que inaugura o gênero Homo, no qual nos incluímos) seja esse marco inicial. Contudo, essa habilidade é observada em diversos outros animais: macacos, golfinhos, elefantes e polvos são alguns deles.

Muitas outras possibilidades também são refutadas pelo comportamento de outros animais. Nossa consciência e nossa organização em sociedade, por exemplo, não são exclusividade nossa. Cachorros, corvos e golfinhos são apenas alguns animais que conseguem se reconhecer no espelho — e, portanto, são conscientes de sua própria existência. Além disso, as formigas e as abelhas parecem ser até melhores que os humanos na vida em conjunto.

Quanto mais conhecemos os outros animais, mais difícil fica definir em que aspecto somos tão diferentes deles. Mais difícil ainda é defender que somos superiores, como tanta gente acredita. Nesta edição, o Claro! te convida a refletir: seria o ser humano apenas um animal como todos os outros?

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com