logotipo do Claro!

Sorria, você está sendo observado

Por Carla Monteiro

Ah, não! Lá vem você com essa sua mania de roubar chocolates da sua irmã. Já vou avisando, ela vai ficar muuuuito brava! Mas é claro que você vai falar que não sabe de nada. Afinal, você acredita que ninguém está vendo. Mas eu já te digo: eu observo tudo. Sempre.

Olha só: ontem, o seu vizinho deixou a toalha molhada em cima da cama de novo! Impressionante. Parece que não aprende nunca. Meus amigos ácaros adoraram, né. Quarto quentinho, toalha úmida, resquícios de pele morta  para eles se alimentarem: voilà, um habitat perfeito. Mas quem não gostou nada, nada foi a esposa dele. Ela sempre tem nojinho de tudo e deu a maior bronca no marido. Mal ela sabe que os ácaros fazem a festa na casa dela. Naquele travesseiro, igual ao que você está usando há seis meses, por exemplo, vivem 300 mil  deles, acredita? Eles se divertem, observam a todos o tempo todo e ninguém nem percebe.

Eu conheço tudo. A hora que você chega, a hora que você sai, o que você come (aliás, estava muito boa aquela lasanha de domingo, hein. Aproveitei bastante os restinhos da travessa que estava em cima da pia), conheço até quando você vai para o futebol e volta com aquele chulé. E para sobreviver, passo despercebida. Eu prefiro ficar aqui, escondidinha, circulando pelos lados escuros.

Às vezes, eu me descuido e os gigantes humanos conseguem me enxergar. É sempre uma fuga. Eles tentam me acertar com qualquer coisa e eu fico toda dolorida. Numa dessas perdi uma antena e fraturei duas patinhas. Não sei porque fazem isso. Eles se acham superiores e maduros. Tão jovens! Mal sabem que estamos neste planeta há 320 milhões de anos. Mal sabem também que, só em São Paulo, somos 200 baratas para cada habitante da cidade. Assim fica fácil observá-los por todos os cantos.

É, pode ser que você não perceba, mas eu estou em todos os lugares, o tempo todo. Apenas observando. Eu sei de tudo que acontece por aqui. Na semana passada, eu presenciei a seguinte cen… PLAT! AHHHHHHH! UMA BARATA! QUE NOJOOOO!

Oh, não! Esse escândalo de novo não! Eu te disse que eu não podia me descuidar! PLAT! PLAT! MATA! MATAAA! Na próxima eu completo a história! Mas olhos abertos, eu estou por aí… a te observar. PLAT!

Fonte: André Guilherme Costa Vaz Alves, biólogo e professor efetivo da rede estadual de ensino

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com