logotipo do Claro!

Dez músicas que cantam a liberdade

Por Victoria Del Pintor

Liberdade é uma palavra que, só de ser pronunciada, já traz bons sentimentos, não é mesmo? Não dá para defini-la de maneira simples, por isso, preparamos uma playlist recheada de músicas que abordam os mais variados tipo de liberdade! Com qual você se identificou mais?

1 – Natasha – Capital Inicial
A clássica música da banda brasiliense trata daquela vontade que chega em todos os jovens, a liberdade alcançada ao sair de casa, que só se completa quando se tem um lar só seu. Se identificou?

2 – Roxanne – The Police
A música trata dos dilemas da prostituição: para Roxanne, é liberdade ou uma prisão advinda da necessidade? O eu lírico da música pede para Roxanne se libertar, sair dessa vida de vender seu corpo. Vale um debate, não?

3 – Shake it Out – Florence and the Machine

A graciosa Florence Welch nos presenteia com essa melodia, em que fala, implicitamente, de se libertar de um relacionamento abusivo, que seria o demônio nas costas que devemos “shake It out”. Também trata da libertação através da tomada da própria vida… Mas lembrando que essa nunca é a solução, ok? 😉

4 – 100% Feminista – Karol Konká e Mc Carol
Essa dupla poderosíssima chega para jogar umas boas verdades com essa música. 100% Feminista defende a causa negra e feminista, focando nas mulheres da periferia que presenciam violência doméstica. Nesse caso, a liberdade é chamada através do feminismo, maravilhoso, não?

5 – Born this Way – Lady Gaga
Lady Gaga traz esse hino, no qual canta a liberdade para si. Com o clássico “don’t be a drag, just be a queen”, a cantora diz: liberte-se! Ame-se do jeito que é, você é incrível assim, apenas seja quem quiser ser!

6 – Sarará Miolo – Gilberto Gil
Gilberto canta a causa negra. Aqui a liberdade é no sentido de assumir sua cultura, sua aparência afrodescendente, e sentir-se orgulhoso disso!

7 – I Want to Break Free – Queen
Um clássico é um clássico, não é mesmo? E esse não podia faltar! Liberdade sexual, amorosa, os sentimentos de se apaixonar pela primeira vez e a sensação de liberdade que isso causa, tudo isso é exaltado nessa linda música que embala várias gerações.

8 – Lugar ao Sol – Charlie Brown Jr.
“ Livre pra poder sorrir, sim / Livre pra poder buscar o meu lugar ao sol…”, quem não lembra? A música fala da liberdade de sonhar, de buscar um mundo que realmente pertença a você. Bem profundo!

9 – Independent Woman – Destiny’s Child
O trio que lançou Beyoncé no mundo arrasou ao cantar uma música tão poderosa em 2001. Fala principalmente sobre a mulher se empoderar e conseguir as coisas por si, sem depender de nenhum homem.

10 – Breakaway – Kelly Clarkson
Quem nunca cantou essa música nos momentos de bad, não é mesmo? O clássico que conta de uma menina que nasceu do interior, mas que busca horizontes para um vôo cada vez mais alto. Quem sonha em se libertar de uma cidade pequena e vir para a cidade grande se identifica, certo?

Gostou? Aproveite para seguir a playlist Claro! Livre no Spotify!

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com