logotipo do Claro!

Anônimos Ilustres

Por Isabella Schreen

Hoje acordei Pessoa. Abri meu notebook acompanhada de um copo quente de café, como quem não queria nada, e me deparei, mais uma vez, com algo novo em minha vida: temos um ladrãozinho safado de PALAVRAS na área. Já retomo o assunto, primeiro vou me apresentar.

Eu sou Patrícia Carvalho, uma dentista de 40 anos que está no auge da crise de meia idade. Tenho 3 filhas lindas, um marido ausente — que não faz falta nenhuma, aliás — e uma cabeça cheia de pensamentos sobre os mais variados campos da vida, sempre acompanhados daquela garrafa maravilhosa de vinho. Estou na mesmice…É isso.

Tem dia que acordo mais filosófica… meio me rendendo ao desconhecido, mergulhando no que não entendo, sem me preocupar em entender… como Clarice. Ou admirando as belezas de um amor, que traz inquietação, mas supera a paz de um coração vazio… como Caio.

Pensamentos à parte, estava à toa dia desses e entrei num grupo do Facebook em que as pessoas escrevem seus pensamentos, ou compartilham ali o que acham bonito e foi dito por outros. Tem muita asneira ali, viu? Gente que copia palavras alheias e se acha um Veríssimo da vida. Mas liberdade poética é isso, não?

No grupo você pode assinar o que escreveu com seu nome, como autor desconhecido ou ser muito cara de pau e assinar como os autores mais queridos da web: Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector e Fernando Pessoa. Acho muita sacanagem atribuir suas palavras a quem já foi dessa pra uma melhor. Com certeza eles devem se revirar no caixão de vez em quando vendo essas coisas.

E aqui chego ao ponto cômico de minha história… isso está acontecendo COMIGO. Quem diria, né? Quem está no grupo acha que pode tirar tudo aquilo que vê ali e compartilhar com pessoas de fora, e assim, o que eu escrevo com minhas palavras e assino como autor desconhecido, está saindo dali e sendo atribuído a outros donos. E adivinha? Elas viraram dizeres de Clarice e Fernando.

Se vocês dois estiverem me ouvindo, não foi culpa minha, viu?!

Entrei no Facebook de uma amiga distante e lá estavam minhas palavras… assinadas como Lispector primeiro, e hoje, como Pessoa. Que absurdo!

Tenho a teoria de que tenho algum fã secreto naquele grupo, mas que tem medo de mostrar a cara pra mim, e pra todos seus amiguinhos do Face. Afinal, mostrar que manja tudo de palavras de Clarice, Pessoa e Abreu, é mais cult do que as de Patrícia Carvalho, né?

Não sou Clarice, nem Lispector, muito menos Fernando ou Pessoa, e sim Patrícia Carvalho. Na verdade, sou todos esses e mais alguns, e me encontro na pluralidade que cada um tem dentro de si. Dentista, mãe de três filhotes e pseudo escritora enterrada na mesmice de minha vida.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com