logotipo do Claro!

Como sobreviver em lugares desconhecidos

Por Carolina Pulice

Vai fazer uma viagem por lugares desconhecidos? Ótimo, afinal, conhecer novos lugares é ter novas experiências. Mas cuidado, se perder nem sempre é tão legal. Fernanda Drummond, que é jornalista e escoteira, dá algumas dicas:

Dica 1:

fogueira

Segurança imediata: saia de perto de qualquer perigo iminente. Se você estiver próximo a um precipício, ou a um lugar que esteja pegando fogo, tente se afastar da área. Se estiver em uma tempestade, procure um abrigo.

Dica 2:

Cruz

Primeiros-socorros: Uma vez que você saiu do perigo imediato, está na hora de checar sua saúde. Está com algum ferimento grave? Alguma lesão? Trate-a. Estanque o sangue, limpe os ferimentos.

Dica 3:

galho2

Agora que você já está “bem”, pense em como sair daquele lugar. Antes de começar a andar, prepare-se para se proteger de animais selvagens e para trilhar caminhos perigosos. Um pedaço grande de um galho de árvore pode te auxiliar nesses dois possíveis problemas, pois com o galho você pode se apoiar, e ainda se proteger de um provável ataque um animal.

Dica 4:

mapa

O ideal é que você já tenha em mãos uma bússola e um mapa. Porém, se não tiver, tente ir para um local alto, para ter uma visão mais clara do local, e lembre-se: o sol sempre nasce do lado leste, e se põe do lado oeste. Observe o curso d’água, seja ela um riacho ou um rio. Os rios sempre desembocam em um rio maior (que pode te levar a um caminho maior e mais “preciso”).

Dica 5:

sementes

Se você sentir fome ou sede, pense antes de comer e beber qualquer coisa. Por mais que a água que você encontrar pareça limpa, nem sempre ela é potável. Então, se você conseguir, ferva a água antes de bebê-la; se não puder fazer uma fogueira, prefira a água de um córrego com fluxo, ou do orvalho das plantas. Não coma cogumelos ou frutinhas e fique longe de animais de cores vibrantes, normalmente são venenosos.

Dica 6:

sos

Ainda está perdido? Crie sinais para ser achado. Procure uma clareira e escreva em letras bem grande SOS (do inglês save our souls, ou salve nossas almas); além disso, tente fazer uma bandeira na cor diferente da do ambiente (vermelha, se você estiver em uma selva, por exemplo), e ande com ela o tempo todo.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com