logotipo do Claro!

Diário de um pagão

Por Bianka Vieira

Querido Diário,

Finalmente fui convidado para fazer parte de um clã (!!!)

Na real, foi tudo muito rápido e eu ainda tô digerindo. Meu ritual de iniciação aconteceu ontem de manhã mesmo, lá no Parque do Ibirapuera. Em meio às bicicletas e skates que alvoroçam o circuito central e aos rolezinhos que acontecem por ali, não é que encontramos um cantinho quase ermo para praticar nossos ritos e meditações? Deu pra tocar na terra com os pés, sentir o vento passar, ouvir as folhas dançando nas árvores, captar a energia mítica das deusas que se manifestam na surdina dos bosques… Sabe, ser pagão na cidade de concreto tem lá seus desafios, mas a gente sempre dá um jeito de cativar esse contato com a natureza.

Mas, recapitulando.

Eu mal comecei, e já pude ver como é ótimo ter com quem dividir meus aprendizados e experiências. Lembra daquela fase do ensino médio, quando eu era um bruxinho solitário? Eu morria de medo de tudo! Meus livros viviam às escondidas no fundo do meu guarda-roupa, e eu sequer tinha coragem suficiente para praticar qualquer tipo de feitiço — nem mesmo simpatia com semente de romã para trazer um grande amor de volta. Na minha cabeça, bastava que meus pais descobrissem qualquer afeto meu pela bruxaria e pronto: estaria armada uma fogueira dentro de casa.

Só que não é assim tão fácil entrar nessa sociedade secreta, confesso. Pra começar, você precisa ser convidado — e eu, que nem sabia da sua existência, acabei recebendo um convite. Pelo que me explicaram, quase sempre é assim: se algum bruxo estiver por perto e perceber que você leva a coisa a sério, provavelmente ele te recrutará. É que a magia é um lance que requer muito estudo, conhecimento, sabedoria, discernimento e ética, então não dá pra sair convidando todo mundo via post de Facebook, como alguns clãs menos sérios têm o hábito de fazer.

Tudo bem que passei um bom tempo sem cuidar do meu lado espiritual e não sou o bruxo mais exemplar desse mundo. Só que agora eu descobri que o paganismo possui um leque i-men-so de culturas, religiões e egrégoras, e foi como se as coisas voltassem a se encaixar na minha vida e algumas certezas se fixassem em minha mente. Ok, já estou com 29 anos nas costas, mas antes tarde do que nunca, né?

Sei que, da forma como estou te contando, fazer parte de uma sociedade parece ser algo natural, esperado. E até que é, diário! Com exceção, obviamente, de algumas coisas muito peculiares que acontecem, como por exemplo…

Ih, acho que tenho que parar por aqui. Hoje é noite de lua cheia e logo menos eu tenho que encontrar o pessoal. Outro dia te conto um pouco mais, tá bem?

Até breve, diário.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com