logotipo do Claro!

No mesmo tempo

Por Carina Brito

Ao fazer uma viagem longa nos primeiros anos do século XIX, era impossível saber qual seria o horário no seu local de destino. Mas isso mudou quando, em 1884, uma convenção em Washington determinou qual seria o horário em todas as partes do Planeta. E assim surgiu o fuso-horário.

Como o globo terrestre é uma circunferência de 360° que leva 24 horas para completar uma volta em torno dele mesmo, o planeta foi dividido em 24 faixas de 15°, cada uma representando um fuso.“O Meridiano de Greenwich, localizado próximo ao Reino Unido, foi estabelecido como marco zero, considerando que a partir do horário que fosse determinado naquele local, a cada 15° a leste subiria uma hora a cada 15° a oeste cairia uma hora”, explica a geógrafa Ana Jimenez.

No ponto do planeta oposto ao Meridiano de Greenwich, fica localizada a linha internacional de data, que determina qual é o dia em que a pessoa está. A data em questão dependerá do sentido da viagem: do Leste para o Oeste é o dia anterior e se a direção for contrária será o dia seguinte. “Por causa disso, muitas pessoas começam a ficar confusas e achar que vivem no passado ou no futuro, mas é só questão do ajuste do horário”, diz Ana.

Por isso, é possível fazer diversas coisas ao mesmo tempo, mas em horários diferentes, ao redor do mundo.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com