logotipo do Claro!

 

Quatro formas de democracia

 

Por Carla Garcia

 

 

A possibilidade de escolher representantes que defendam seus interesses e, ao mesmo tempo, mantenham a estabilidade política, é o que garante aos cidadãos algum grau de participação nas decisões do Estado. Por causa disso, existe um certo consenso em boa parte dos países quanto a importância da democracia. Mas você sabia que o sistema democrático adotado pode variar bastante de lugar para lugar?

 

 

Presidencialismo de Coalizão
O chefe de governo é o presidente, membro do Executivo eleito com maioria simples de votos. Os membros do Legislativo também são escolhidos pelo povo, mas o voto é proporcional: cada partido ocupa o número de cadeiras proporcional à quantidade de votos vá- lidos recebidos na eleição dividido pelo número disponível de vagas. Em países com muitos partidos, governar depende das alianças estabelecidas entre eles. Formam-se coalizões para que o presidente consiga mais apoio no Legislativo e assim aprove seus projetos com alguma facilidade. Países que adotam: Brasil, Chile, Equador, Malawi, Quênia, etc.

 

 

Parlamentarismo

O parlamento é composto por membros eleitos pelo povo. Ele define as políticas de governo e escolhe o chefe do Poder Executivo, que também é membro da casa. Há a presença do chefe de governo, o presidente, geralmente responsável pelo cerimonial do país, e do chefe de Estado, o Primeiro-Ministro, que comanda a execução de políticas públicas. Países que adotam: Alemanha, Reino Unido, Israel, Noruega, Canadá, etc.

 

 

Presidencialismo Puro
O chefe de governo é o presidente, um membro do Executivo eleito indiretamente. Cada estado tem um número de delegados, eleitos pelo povo, que está relacionado ao tamanho da população. O candidato à presidência que consegue o apoio da maioria dos delegados em determinado estado, ganha todos os votos naquele Colégio Eleitoral. A composição do Legislativo é por meio de eleições diretas, com o candidato mais votado de cada distrito, eleito. País que adota: esse modelo é exclusivamente adotado pelos Estados Unidos da América.

 

 

Semipresidencialismo

Une o presidencialismo e o parlamentarismo, com a presença do Primeiro-Ministro, do Parlamento e do Presidente da República. O presidente, chefe de Estado, é eleito pelo povo com voto direto e tem o poder de dissolver o parlamento, além de chefiar as forças armadas e cuidar da política externa do país. Ao Primeiro-Ministro, membro do parlamento, cabe à execução de políticas públicas.Países que adotam: França, Portugal, Argélia, Lituânia, Polônia, etc.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Expediente

Contato

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

Telefone: (11) 3091-4211

clarousp@gmail.com