logotipo do Claro!

 

Dê um Google

 

Por Fernanda Giacomassi

 

Inspirados por gigantes da tecnologia, como Google e Facebook, empresas brasileiras estão apostando em ambientes de trabalho mais descontraídos e informais para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e, claro, conseguir melhores resultados. “As pessoas passam a maior parte do tempo no trabalho por isso ele precisa ser agradável e saudável. Também sabemos que condições de temperatura, iluminação, ergonomia, cores, e a estética em geral afetam a concentração e o bem estar dos indivíduos”, afirma Denize Dutra, especialista em psicologia organizacional e gestão de negócios. De acordo com a consultora de design, Priscilla Nardini, os novos escritórios trazem ambientes mais coloridos, poucas ou nenhuma divisória entre as estações de trabalho e uma maior preocupação em deixar os locais de descanso e refeitórios mais atrativos.

 

 

Com mais de 810 mapeados pelo país*, os Coworkings são um exemplo de sucesso deste novo sistema. O modelo permite que diferentes empresas compartilhem um mesmo escritório, o qual normalmente é bastante informal, com frases de efeito cobrindo as paredes e até mesmo openbar de comidas e bebidas. Na opinião de Luís Rodrigues, que trabalha no Wikilab Coworking, em São Carlos, a estrutura incentiva a colaboração entre as pessoas, ao invés da competição: “É normal ver pessoas dispostas a ajudar uma as outras, porque, ao meu ver, acreditam que o sucesso de um, é o sucesso do coletivo”.

 

 

A estruturação mais colaborativa das empresas, entretanto, ultrapassa os limites da ambientação física, e passa a fazer parte, também, da essência dos negócios. Na ClassApp, empresa que oferece soluções para a comunicação escolar, a construção e revisão das missões e valores da companhia também é feita de forma participativa. Além disso, todos os funcionários têm acesso ao desempenho financeiro dos negócios. “A vantagem de um ambiente desse, é que a equipe tem um desenvolvimento acima da média. Temos profissionais mais empoderados e que se sentem responsáveis pelo sucesso da empresa” explica o CEO, Vahid Sherafat.

 

 

Para Denize Dutra, as empresas precisam se adequar às expectativas da nova geração que está chegando ao mercado de trabalho, uma vez que estes jovens valorizam ambientes mais informais. Entretanto, Denize alerta para o fato de que o perfil de cada indivíduo também precisa ser considerado: “Existem pessoas que vão funcionar melhor assim e outras que precisarão de espaços mais isolados para trabalhar”. Para o gestor Vahid Sherafat, a seleção de candidatos que se adaptem a este novo modelo de negócio, do qual a ClassApp faz parte, é um desafio: “precisamos encontrar pessoas responsáveis, que não abusem dessa relação de confiança, e que tenham a ambição de crescer na empresa”.

 

 

* Dados do Censo Coworking Brasil. Disponíveis em https://coworkingbrasil.org/censo/2017/

 

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Expediente

Contato

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

Telefone: (11) 3091-4211

clarousp@gmail.com