logotipo do Claro!

 

O meu meme está morto. Tens o que é preciso para enterrares essa piada?

 

Por Lais Ribeiro

 

Qual é o momento em que um meme deixa de ser engraçado e vira história?

Estamos totalmente acostumados a receber informações compartilhadas rapidamente em forma de imagem nas redes sociais. Se for uma foto acompanhada de uma ou duas frases engraçadas, então, não é preciso nem explicar o contexto da mensagem para que o público saiba que aquela imagem, naquele meio, é uma piada – seja ela boa ou ruim –, porque provavelmente a mesma foto já esteve circulando pelos murais e grupos virtuais há um bom tempo.

Para resumir todo o parágrafo acima em uma palavra, estamos totalmente acostumados a memes. Pode ser que nem todos os usuários de redes sociais como o Facebook e o Twitter conheçam esse fenômeno pelo nome, mas todos sabem que eles estão lá. Os memes surgem repentinamente, se popularizam, se multiplicam e depois, como todas as coisas, chegam ao fim.

A morte de um meme já foi muito discutida em fóruns informais, com internautas concluindo que a perda de interesse por uma piada geralmente se dá quando ela já se tornou “ultrapassada”, ou seja, perdeu a relevância que tinha quando surgiu.

Isso é muito mais comum quando o meme em questão derivou de um fato do cotidiano, como, por exemplo, a dificuldade de Leonardo DiCaprio de ganhar um Oscar, um meme que se estendeu por anos e anos, sempre lembrado na época da cerimônia de premiação, mas que acabou quando DiCaprio finalmente recebeu o prêmio em 2016.

leo oscar

 Ah, o falecido meme “Leo nunca vai ganhar um Oscar”, um clássico. Tradução: E aqui é onde eu colocaria meu Oscar…. Se eu tivesse um!

 Outros culpam o uso excessivo de um meme, com repetições/cópias de piadas já feitas sendo as principais responsáveis pelo seu fim. A pesquisadora Michele Coscia, especialista em Humanidades Digitais, segue esse segundo raciocínio em seu estudo Average is Boring: How Similarity Kills a Meme’s Success (O Mediano é Entediante: Como a Similaridade Mata o Sucesso de um Meme, em tradução livre).

Coscia diz que, quanto mais original e única for a piada, maior será seu sucesso, e memes que surgem como derivações, seja no formato, na ideia ou no tema, acabam não gerando uma resposta tão forte da audiência. A mesma lógica vale também para os memes bem-sucedidos: a partir do momento em que não há mais jeitos de se renovar uma piada, aplicando-a a contextos diferentes ou variando um pouco o formato, ou ainda combinando o meme em questão com outro meme popular, a graça acaba.

A única dúvida que ainda não respondemos é o período mais longo que um meme pode permanecer engraçado. Afinal, será que um dia deixaremos de usar as famosas palavras de Caetano para expressar nosso desgosto com alguém?

 

Veja ainda a história de alguns memes que morreram, segundo o site Know Your Meme, que funciona como uma enciclopédia internacional sobre o assunto:

Trollface 

Um dos precursores da era dos memes na Internet – ele completa 10 anos em 2018 –, o Trollface surgiu com a intenção de representar os irritantes Trolls virtuais, usuários que usam o anonimato para criticar, geralmente sem fundamentos e com ofensas a outras pessoas, conteúdos populares de entretenimento, gerando raiva desnecessária em fóruns e discussões.

Depois de algum tempo, ele se flexibilizou para retratar também “hacks” absurdos de situações da vida real, como prender uma planta e sua cabeça dentro de uma sacola plástica para respirar debaixo d’água. Sim, eram tempos obscuros nos fóruns online.

trollface

 

Ele desafia as leis da física, da sociedade e da biologia e se dá muito bem com isso. E você vai fazer o quê? (Fonte: Know Your Meme)

 

Philosoraptor

Também originário de 2008, o philosoraptor ficou realmente famoso em 2009, quando suas charadas e perguntas sem resposta foram amplamente compartilhadas. Ele nasceu, no entanto, como um design de camiseta, que depois foi parar na Internet e ganhou até algumas músicas. O interesse começou a diminuir em 2012, e ele caiu em desuso.

philosoraptor

 

O melhor jeito de compartilhar aquelas indagações inúteis do chuveiro com o mundo. (Fonte: Know Your Meme) 

Tradução: Se dois telepatas lessem as mentes um do outro, eles estariam lendo suas próprias mentes?

 

Conspiracy Keanu

 keanu

Para dar voz aos paranóicos de plantão. (Fonte: Pinterest)

Tradução: E se nossos reflexos são as pessoas de verdade e nós somos os reflexos deles? 

O Keanu da Conspiração é basicamente uma foto do ator Keanu Reeves com uma expressão de choque ou surpresa, e, em 2011, alguém decidiu fazer dela um veículo para ironizar (ou não. Será?) teorias da conspiração bizarras e um tanto estapafúrdias. Depois disso, as pessoas começaram a acrescentar as próprias teorias e dilemas, em parte trazendo uma nova onda de popularidade ao próprio ator.

 

E para explorar o passado dos memes brasileiros, também temos um site, o Museu de Memes, uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense que visa documentar o fenômeno do mesmo jeito que o Know Your Meme, mas voltado para o público brasileiro. Entre os exemplares na exposição, alguns merecem destaque:

 

Mamilos polêmicos

 mamilos

Bruno Nicoletti teve um ano de fama com um vídeo de 20 segundos, sobre mamilos. Vai entender. (Fonte: Youtube)

 Em 2011, este menino fez sucesso no Youtube após fazer um vídeo em que falava de um “assunto polêmico”: mamilos. Talvez pela expressão, ou o jeito de falar e repetir a palavra, ou então a risadinha intercalada entre as frases. O fato é que ele ficou muito famoso, muito rápido. Não se podia ouvir a palavra “polêmico/a” sem ouvir alguém dizer “mamilos” logo depois. Pessoalmente, fiquei aliviada quando acabou.

 Senhora?

 senhora

Todos nós já tivemos nosso momento senhora alguma vez na vida. (Fonte: FB/SenhoraOficial)

 Esta mulher foi pega em câmera batendo cartão e indo embora da firma, sem chegar a trabalhar, num esquema de funcionários fantasmas que foi noticiado pela TV Anhanguera e depois pela Globo, em 2015. No entanto, ao ser abordada pela repórter, a mulher negou e tentou se afastar das câmeras, andando na direção oposta. A melhor parte é a que segue: os jornalistas seguiram a funcionária até que ela começou a correr, e continuaram perseguindo, também correndo, chamando “Senhora? Senhora?”. Nem preciso dizer que as montagens com as cenas foram abundantes.

 

Esmagares a minha rata

rata

 

Para a sorte do humor brasileiro, esta imagem cruzou os mares e veio parar na web tupiniquim. (Fonte: Twitter/@_DANIELs)

 

Este anúncio virtual viralizou quando foi compartilhado no Twitter, em 2016. Voltado ao público de sites de conteúdo adulto, o que converteu este clickbait em meme foi a linguagem utilizada, típica de Portugal. Os brasileiros acharam engraçada a combinação entre a conjugação incomum dos verbos e a palavra “rata”, que para os lusitanos funciona como gíria para o órgão sexual feminino. Assim como com “senhora?”, choveram montagens bem-humoradas com a personagem do anúncio até o fim do ano. Boatos que também rende ótimos títulos de matérias sobre memes.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Expediente

Contato

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

Telefone: (11) 3091-4211

clarousp@gmail.com