Você já teve a sensação de aguardar pelo final de um filme e ele simplesmente acabar? Ou, então, imaginar um desfecho com seus mínimos detalhes, e perceber, nas cenas finais, que tudo ocorreu de forma diferente?
Sem receita para o sucesso, o final de um filme é uma “caixa de surpresas”. Envolvente e impactante, o fim de uma narrativa cinematográfica é tido, por muitos especialistas, como o momento mais intenso de uma grande história. Pensando nisso, o Claro! deste mês selecionou alguns dos desfechos mais interessantes do cinema para você. Confira:
1. Cidadão Kane (1941)
O filme conta a vida do jornalista Charles Foster Kane, magnata da comunicação americana. A história começa com a morte do jornalista, que momentos antes pronunciava a palavra “Rousebud”. Nesse enredo, Jerry Thompson é encarregado de investigar a morte de Kane e descobrir o significado da misteriosa palavra. A esperteza de Thompson poderá auxiliá-lo a ligar os pontos e desnudar os segredos da vida de Kane.
2. Bonnie and Clyde (1967)
Campeão de bilheteria na época, Bonnie and Clyde conta a história de um casal de assaltantes que aterrorizaram os Estados Unidos na primeira metade do século XX. Os dois escaparão de todas as emboscadas até o fim?
Se7en- Os sete crimes capitais (1995)
Você já cometeu algum dos sete pecados capitais? Se sim, tome cuidado, pois pode ser a próxima vítima. Em Se7en- Os sete crimes capitais, David Mills e William Somerset são dois policiais encarregados de investigar um perigoso serial killer, que mata seguindo a ordem dos sete pecados capitais. Será que Mills e Somerset conseguirão desvendar a mente desse criminoso?
Show de Truman (1998)
O que você faria se descobrisse que tudo o que viveu até agora não passou de uma mera invenção? Que milhões de pessoas assistem a sua vida 24 horas por dia? Pode parecer estranho, mas essa é a realidade de Truman, um homem que não sabe que é uma estrela de televisão. Monitorado desde o dia em que nasceu, Truman Burbank vive uma vida tranquila, como vendedor de seguros. Entretanto, essa estabilidade será quebrada no contato com a jovem Lauren, uma moça que tenta contar-lhe a verdade sobre o fato do rapaz ser um mero personagem da televisão. A inocência de Truman talvez dificulte sua saída dessa fabricada realidade.
Django (2012)
No contexto da guerra civil americana, o escravo Django é comprado pelo Dr. King Schultz, um matador de aluguel que necessita de informações sobre três criminosos procurados. Ao se aliar ao doutor, a vida do ex-escravo é completamente alterada. Juntos, passam a matar por dinheiro. No meio da narrativa, Django revela seu desejo de resgatar sua amada, a escrava Broomhilda. O seu talento como atirador pode ajudá-lo nesta empreitada.
The Hunt (2012)
Premiado filme dinamarquês, The Hunt conta a história de Lucas, um professor de primário que acaba de se divorciar. Em meio ao término dessa relação, uma de suas alunas, Klara, de 5 anos, o acusa injustamente de abuso sexual, desencadeando um forte ódio da comunidade local. Para agravar essa situação, o jeito introvertido do professor pode se tornar uma barreira para sua inocência.
Bastardos Inglórios (2009)
Para os amantes da 2ª Guerra e do dinamismo das narrativas de Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios é uma ótima pedida. O filme, amplamente elogiado pela crítica, conta a história do tenente Aldo Raine, encarregado de organizar uma missão suicida com judeus, para matar o maior número de nazistas possível. Em paralelo, é narrada a história de Shosanna Dreyfuss, uma moça que assiste à morte de sua família, pelos nazistas, e decide se vingar. Ambos estão bastante determinados a atingir seus objetivos.
La La Land: Cantando Estações (2016)
Queridinho ao Oscar 2017, La La Land conta a história de Mia, uma atriz que sonha em atingir o estrelato, e de Sebastian, um compositor que sonha em salvar o Jazz. O filme narra o romance dos dois e os dilemas que envolvem suas escolhas para conciliar: o amor e o sonho profissional. Será que Mia e Sebastian conseguirão ficar juntos no final?
Colaboração: Professor Rodrigo Petrônio, Doutor em Literatura comparada (UERJ) e professor titular da FAAP. Colaborador, há 15 anos, dos jornais Valor Econômico e Estado de São Paulo.