logotipo do Claro!

ONDE HÁ FUMAÇA… HÁ FÉ

Por Tais Ilheu

incenso

Das igrejas aos terreiros, das mesquitas às sinagogas, dos centros aos cultos. Antes mesmo do sincretismo assim se chamar, o incenso já pairava entre uns e outros universos. O nome muda, junto com a forma, a cor, o aroma, o ritual… mas na relutância em olhar pro lado, poucos percebem o quão maiores e mais expressivas são as semelhanças.

Em cada templo, o incenso segue queimando, expandindo e saindo para a eternidade.

No imenso salão, todos organizadamente se colocam de pé, voltados para o altar, onde um Buda esculpido em madeira ocupa o centro, entre outras divindades e representações dele próprio. O Shifu, mestre Kung Fu do templo, usa a chama das velas para acender o primeiro montante de incenso, que queima por alguns segundos em um intenso fogo avermelhado antes das pontas transformarem-se em brasas e depois em cinzas, que agora propagam uma delicada fumaça acinzentada. Ainda com os incensos na mão, o mestre se curva algumas vezes, em reverência. Com as mãos unidas, todos acompanham. Deposita os incensos no altar, em frente à imagem.

Para acender o montante seguinte, maior, ele usa a chama de uma pira. Fogo, brasa, cinza. Passa por entre os aprendizes, agora já sentados e em meditação e se dirige ao pátio, do lado de fora do templo. Repete as reverências agora em frente a uma imensa representação de Kwan Yin, deusa da misericórdia, cercada de dois bodisatvas (seres iluminados). Deposita o incenso e volta para o salão.

gifincenso

A fumaça se propaga tão rápido que, da porta, os olhos sequer alcançam o altar e o olfato já foi tomado pelo aroma adocicado do sândalo. Bom, isso para um visitante. Para quem vive o Kung Fu e o Budismo, de tão familiar ele se torna imperceptível. Assim como, metaforicamente na religião, as boas ações devem se tornar. Entre transcender o material, mentalizando desejos, preces ou simplesmente mensagens que vão para um outro mundo, e materializar o que habita em outro plano — resgatando a Terra Pura que cheira a sândalo —, no budismo, o incenso se faz ponte.

mosteiro sao bento_foto Wellington Batista

“Que minha oração suba até Vós como a fumaça do incenso” (Salmo: 140, 2). Como em outras celebrações solenes, nesta missa de Pentecostes o padre desce os degraus do altar e caminha pelos corredores abarrotados da Igreja iluminada, agitando com a mão direita o turíbulo, recipiente suspenso por correntes onde as ervas são queimadas, em um gesto que lembra uma cruz. O rito inunda os sentidos: a fumaça espessa (geralmente resultado do incenso misturado ao carvão) logo turva a visão, impedindo que se enxergue completamente o altar. Há quem diga que é a materialização do mistério da fé — crer mesmo sem ver. O aroma pouco sutil toma de assalto as vias respiratórias e o som da sineta que acompanha a andança ressoa estridente e um tanto atordoante. A atmosfera, no entanto, é de devoção: se reflete nas expressões de prece e nas tentativas desajeitadas de se colocar perto do cortejo e ser imerso na fumaça, tal qual acontece quando o padre sai a aspergir água benta. Ao final da incensação, a cerimônia segue, mas já não mais como qualquer outra.

Do Gênesis, quando a fumaça chegava como um “aroma agradável da adoração” à Deus, ao Apocalipse, em que anjos colocam-se no altar com um turíbulo de ouro nas mãos e oferecem orações aos santos, no catolicismo, o incenso também se faz ponte.

Imagem relacionada

Na entrada, o incenso da casa queima em frente à imagem de Ogum, sincretizado na figura de São Jorge. Enquanto algumas pessoas aguardam atendimento, sentadas em cadeiras de plástico, do outro lado da cortina que divide a sala em duas, os tambores e cantigas começam a ressoar e vão, pouco a pouco, aumentando. “Vem vem vem, aos pés do nosso senhor, vem bater cabeça, meu pai Oxalá mandou”.

Abrem-se as cortinas: a cerimônia de início da gira vai começar. No primeiro momento da defumação, a erva é colocada aos poucos no turíbulo, já aceso com carvão, e percorre, dos pés às cabeças, um a um dos pais e mães que cantam em roda: “Meu pai Oxossi, peço licença para defumar”. Passa então entre as fileiras de cadeiras plásticas. A fumaça cinza rapidamente toma a sala, purificando o ambiente e os sacerdotes para receber as entidades.

Saravá defumação. Incorpora. O ar agora se enche da fumaça dos charutos. Quem defuma a partir de então são as entidades, baforando a fumaça enquanto dão o passe. A fumaça, embora matéria, é capaz de atingir o plano espiritual — atravessa os poros e chega na alma, abrindo espaço para que as entidades trabalhem alinhando os chakras. Na umbanda, o incenso igualmente se faz ponte.

Colaboraram: Shifu Luis Mello; Pai Fábio Bispo Antônio; Exu Rei.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com