logotipo do Claro!

A CURA ATRAVÉS DA ENERGIA

Por Gustavo Drullis

Mais utilizado como tratamento para doenças, o Reiki é uma prática terapêutica que envolve a manipulação da energia universal de vida, ou reiki. Ele atua de forma a equilibrar o corpo como um todo, no emocional, físico, mental e espiritual. Para isso, basta que alguém se torne um canal e, com as mãos, faça fluir reiki através de uma pessoa – ou de algo. Batemos um papo holístico com Gilberto Falchi, Mestre Reiki desde 1996, para você entender um pouco mais sobre essa energia vital:

O que é a energia no reiki?

Na verdade, reiki é a energia. Reiki é uma palavra japonesa, que traduzida significa “energia universal de vida”. É a energia primária, criadora de tudo que existe.

Quais são os efeitos do Reiki em quem o recebe?

O Reiki não vai te dar o que você quer, mas sim o que você precisa, da forma correta e no tempo certo. Para o Reiki, não existe um limite, ele pode atuar em todos os níveis e para qualquer problema, embora nem todo mundo vá alcançar essa cura plena. Como a minha mestra dizia, “o Reiki está para todo mundo, mas nem todo mundo está para o Reiki”. Você tem que realmente dar uma abertura.

Quais são as finalidades do Reiki?

Por ser ele a energia universal de vida, a função dele é de harmonizar, equilibrar o ser como um todo. Ele atua no físico, emocional, mental e espiritual, no intuito de desfazer qualquer desarmonia que possa existir. Se ele corrige desarmonia, o ser humano no todo vai estar equilibrado. Uma vez equilibrado, os quatro corpos fluem com naturalidade, saúde, harmonia, ou seja, com plenitude.

O terapeuta Reiki pode sentir o que a pessoa está sentindo durante um tratamento?

Dependendo da sensibilidade do terapeuta, ele pode detectar nele a mesma dor do outro, porque nós somos apenas um energeticamente falando, mas não quer dizer que estou percebendo a sua dor. Na verdade, a sua dor despertou a minha.

Que sensações uma pessoa pode ter ao receber Reiki? E o terapeuta?

Durante uma aplicação, o receptor pode sentir calor, frio, arrepios, choquinhos, ter a sensação de expansão, leveza, de flutuar. Ele também pode chorar, lembrar-se do passado, sentir vir à tona mágoas, ou acessar o seu lado mais espiritual. Mas nem sempre essas percepções são relatadas. O terapeuta também pode ter essas sensações, sentir as suas mãos formigarem, ficarem expandidas, como se houvesse um buraco na palma da mão ou vendo [o Reiki] sair das mãos.

Porque essas sensações acontecem?

Percebemos quando uma energia da mais alta frequência chega até nós. Nós podemos fazer essa leitura dessa energia de uma vibração muito grande atuando em nós, temos essas sensações. Temos uma sensibilidade naquele momento e percebemos que essa energia de vida está atuando em nós em todos os níveis, nos equilibrando de alguma maneira. Mas nem sempre essas percepções são relatadas, muitas vezes não temos sensações nenhuma durante a terapia, mas com o tratamento assíduo as pessoas começam a relatar que estão mais calmas, serenas, dormindo e se relacionando melhor, respondendo melhor ao tratamento que estejam fazendo. Se você se submete ao tratamento, com certeza você vai perceber num futuro transformações muito lindas na sua vida, na sua saúde como um todo.

O Reiki pode ser feito à distância?

Sim! Não importa onde a pessoa esteja, desde que ela permita e se coloque receptiva para receber o Reiki, na sintonia e em um momento determinado. Nós pedimos os seus dados pessoais para que, no horário combinado, o terapeuta consiga levar o Reiki até a pessoa a distância.

Há necessariamente o uso de pedras no Reiki?

Não há nenhuma relação, associação com nada, pedras, cores, luzes, mantras, chakras nada disso. Tudo isso são coisas criadas na modernidade, associações feitas com outras práticas, porque isso é possível. Como o Reiki é energia pura, ela não vai se chocar com nenhum sistema, então as pessoas acabam fazendo essas associações. Mas no Reiki original não há nenhuma associação, não usamos nenhuma ferramenta, apenas tocamos as nossas mãos nos pontos pré-estabelecidos, cabeça, tronco e costas. Não usamos mantras, orações, não nos ocupamos com cores de roupa, em estarmos calçados ou descalços.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com