logotipo do Claro!

COTIDIANO SIMPÁTICO

Por Rafael Castino

Acorda! Com o pé direito, sai da cama e, sem escalas, chega na cozinha. Numa leiteira, ferve a água do café, na outra, ferve água com arruda, alecrim e guiné. Come uma torrada com manteiga, enquanto prepara seu banho de defesa. Atrás, na mesa, uma bonita maçã vermelha com cravos — perfeitamente espetados — que é para trazer amor. Lembra das palavras da avó: “Simpatia é energia, é força das cores, dos animais, dos objetos e da na- tureza., mas sem fé não se conquista nada.” O pensamento positivo é essencial nas receitas passadas. Já no banheiro, escova os dentes e liga o chuveiro. Toma sua ducha matinal, observando no ralo pequenos frag- mentos de sal — é sal grosso, do banho da noite anterior, do banho de descarrego. Desliga o chuveiro. Pega a água com ervas — já deu tempo de esfriar — joga no corpo. Na frente, nos lados e atrás, mas sempre abaixo do pescoço. É a proteção necessária para a semana. Se seca. De toalha chega ao quarto. Cueca, jeans, meia e sapato. Escolhe uma camisa branca, para passar o dia em paz.

“Mas hoje eu tenho a reunião com os acionistas…”, pensa. Tira tudo e se troca de novo — a cueca amarela da sorte sempre foi eficaz. Coloca o celular no bolso direito, pega a carteira e põe no esquerdo — com uma folha de louro e a nota de um dólar dentro, que é para “chamar” dinheiro. No chaveiro do carro, uma figa; no de casa, olho grego. Abre a porta, mas antes, fecha a janela. Aproveita e acende uma vela, que é símbolo de luz, ilumina os caminhos. A brisa forte que enrola e bagunça o sino dos ventos anuncia que a chuva deve chegar a qualquer momento — e ninguém quer a casa encharcada. Novamente, com o pé direito, sai de casa. O pé direito é tradição romana, milenar. Sabendo que em latim esquerda é sinônimo para sinistro, é melhor garantir quando for sair ou entrar em algum lugar. Chama o elevador, espera chegar no sétimo andar. Na garagem, desliga o alarme e abre seu carro. Confere o relógio, postado no braço esquerdo junto às suas fitinhas do Senhor do Bonfim. Olha no retrovisor para fazer a manobra, tem muito patuá pendurado. É pé de coelho, ferradura, trevo de quatro folhas e sapinho da fortuna. Tudo conservado com muita energia, que é pra trazer sorte, proteção, dinheiro e começar muito bem mais um dia.

FOTO: CAMILLA FREITAS

COLABOROU: MARIA ITÁLIA, CONSULTORA BRASILEIRA DO PROGRAMA “PARANORMAIIS”

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com