logotipo do Claro!

Por Iolanda Paz e Laila Mouallem

DIAGRAMAÇÃO: PEDRO GRAMINHA
FOTO: CAMILLA FREITAS

Quem nunca se questionou se há algo além do que podemos ver, ouvir e tocar? Mesmo o mais cético sabe que vivemos em um mundo que compartilha espaço com o místico. As velas ao nosso redor nos lembram das diferentes crenças que podem simbolizar e, assim, dos mistérios que carregam. Nesta edição do claro!, olhamos o “místico” como aquilo que não parece seguir leis naturais ou físicas – é o sobrenatural, o religioso, o espiritual. O termo aqui não é entendido como pejorativo: seu significado, na verdade, pode abranger desde crenças menos hegemônicas até as religiões mais estabelecidas. Seu teor negativo só está nos olhos de quem vê e, por isso, propomos diferentes olhares: o que descobre, o que desmistifica e o que se identifica. Se as crenças menos difundidas são costumeiramente alvo de preconceito, o claro! deste mês quis trazer ao centro o que é tratado como periférico. É por esse motivo que não abordamos as religiões mais conhecidas pela maioria das pessoas – apesar de serem tão místicas quanto. Também não se trata de uma apologia ao místico (ou muito menos de uma tentativa de prová-lo). Talvez você já tenha se deparado com o que está nas próximas páginas, mas aqui propomos um diálogo com esses temas que nos circundam, mas que muitas vezes são encarados com descrédito. Acenda uma vela e boa leitura!

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com