logotipo do Claro!

 

A fisiologia do estresse

 

Por Matheus Morgado

 

estresse

 

Em sua fase inicial, o estresse causa a chamada “resposta de luta ou fuga”: um estado de alerta em que o corpo se mantém preparado para situações de grande gasto de energia, e isso se traduz em maior concentração e produtividade. Esta mesma reação está associada às atividades de caça e busca de alimentos de povos primitivos, o que demonstra que o estresse não é exclusividade do nosso tempo e é consequência normal do organismo. Ele só começa a se tornar um problema de fato quando em excesso.

 

Além da primeira fase, que conta com disparos de adrenalina e cortisol, aumento da pressão arterial e contração dos músculos, o estresse pode se desenvolver em mais três estágios. O segundo diz respeito à fase de resistência, que leva à produção de muito cansaço e falta de memória. As fases finais são as de quase-exaustão e exaustão, quando o corpo não consegue mais resistir ou se adaptar ao estresse e começa a entrar em colapso. É nesses estágios que aparece o risco de desenvolvimento de doenças.

 

Obesidade, hipertensão, depressão, úlceras são exemplos de consequências do estresse, assim como a psoríase, doença autoimune que produz escamas na pele. Não há unanimidade quanto à questão: alguns especialistas afirmam que não parece haver relação direta entre o estresse e o desenvolvimento de doenças autoimunes, apenas a possibilidade de piora de quadros já existentes; mas outros discordam, indicando que essa relação pode, sim, existir.

 

Além disso, segundo a endocrinologista Rejane Vaz, a forte conexão entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico pode desencadear enfermidades silenciosas (cujos sintomas se manifestam tardiamente ou passam despercebidos), como doenças reumáticas, que atingem o aparelho locomotor, esclerose múltipla e distúrbios da tireóide.

 

Colaboraram com a matéria: Dr. Daniel di Renzo e Dra. Rejane Vaz, especialistas em endocrinologia; e Dra. Marilda Lipp, diretora do Instituto de Psicologia e Combate ao Estresse.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Expediente

Contato

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

Telefone: (11) 3091-4211

clarousp@gmail.com