logotipo do Claro!

Febre de relaxar

Por Ana Helena Corradini e Juliana Lima

IMG_0017

“Relaxe!”. O imperativo está em nossa mente a todo tempo. Relaxar tornou-se uma obrigação; e a calma, mercadoria de valor. Precisamos encarar com tranquilidade todos os pequenos e grandes problemas que nos assolam; não podemos sucumbir. A simples possibilidade de falhar nesta tarefa gera estresse. Não conseguir relaxar é frustrante. Entramos, assim, em um ciclo vicioso.

Afinal, não é normal ficar estressado? Estamos cada vez mais conectados e atarefados, lidando com vários assuntos ao mesmo tempo. Cada um tem suas próprias formas de lidar com o estresse, mas quando ele que nos consome, a solução é adotar um novo lifestyle: aulas de yoga, curso de mindfulness, livros de colorir, spas… As opções são diversas e, às vezes, caras. O estresse sempre volta e continuamos consumindo relaxamento.

Relaxar é preciso, mas por que estamos tão preocupados em atingir um estado de espírito em que nada mais nos abale? A resposta não é um grande segredo, todos buscamos ser mais saudáveis, felizes ou mesmo mais produtivos. São cada vez mais populares entre empresas, iniciativas que incentivem o relaxamento de seus funcionários, ajudando-os a se livrarem, ou ao menos relevarem, o estresse causado no trabalho. Com esse intuito, têm se tornado comuns ambientes focados no bem-estar dos funcionários.

A ânsia por livrar-se do estresse movimenta uma espécie de mercado do relaxamento, com opções que variam desde técnicas milenares, cujo propósito principal nem sempre é simplesmente relaxar, até adaptações modernas, que em seus discursos garantem uma vida mais tranquila.

Nesta edição, o claro! traz algumas dessas inúmeras formas de relaxamento, passando pela simplicidade de uma dieta, a técnicas pouco conhecidas, como o Tantra, ou mesmo as populares meditações Mindfulness. Entendemos as nuances do estresse e os diversos significados de relaxar, que podem ser completamente subjetivos.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com