logotipo do Claro!

 

Trivial que acalma

 

Por Igor Soares

 

DIETA DO SOSSEGO (pág. 8)

Se um dia alguém fizer um ranking das frases mais ditas pelos paulistanos, “estou estressado” facilmente aparecerá no top 10.

 

Mas pouca gente sabe que alguns alimentos comuns da dieta do brasileiro podem auxiliar no alívio da tensão. Na verdade, alguns deles podem estar jogados no fundo da sua bolsa, como aquela banana comprada na feira do domingo.

 

A fruta é rica em triptofano, uma substância natural que ajuda o organismo a sintetizar a serotonina, conhecida como hormônio do prazer.

 

“A banana faz um bem danado!”, brinca Daniela Cyrulin, nutricionista funcional sócia da Nutri & Consult, uma consultoria em nutrição.

 

O triptofano também é usado no tratamento da depressão e controle da ansiedade, melhorando o sono e o humor.

 

Se na correria da manhã não deu tempo de colocar a banana na bolsa, não tem problema. O tal do triptofano está na dupla favorita do brasileiro: arroz e feijão. As carnes também são ricas na substância, assim como salada de alface que acompanha o prato na hora do almoço.

 

Mas se engana quem pensa que a hortaliça serve só pra isso. A alface pode ser consumida como suco, atuando como uma ótima bebida calmante. Isso é possível devido a uma substância natural chamada lactucina, que tem de sobra na verdura e tem potencial relaxante.
Outra opção de bebida é o chá. Antes de se tornar o drink favorito dos britânicos, era originalmente utilizado com fins medicinais, como conta Dani Lieth, especialista no assunto e fundadora do Instituto Chá, primeira escola do país a oferecer um curso de Formação em Sommelier.

 

Chás de ervas como a camomila são ricos em teína, substância análoga à cafeína que atua mantendo o organismo ativo e relaxado.

 

Além de contribuir para o bem-estar, vários possuem catequina, um polifenol antioxidante que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Tá aí uma ótima alternativa pro break da tarde nesse inverno paulistano. Bon Appétit!

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Expediente

Contato

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

Telefone: (11) 3091-4211

clarousp@gmail.com