logotipo do Claro!

Dialeto de fã

Por Matheus Morgado

FOTO_MATHEUS

A criação de um vocabulário próprio por parte de fandoms foi estimulada pelas novas dinâmicas das redes sociais, que revolucionaram os jeitos de ser um fã. Segundo a professora e pesquisadora Elizabeth de la Taille, da FFLCH-USP, tais expressões “contribuem para um senso de unidade e para uma ‘declaração’ de pertencimento.”

Os termos são, na maioria das vezes, importados do inglês e intraduzíveis: “[a tradução] seria possível e perfeitamente correta mas romperia com o ‘contrato identitário’ do grupo”, conclui a pesquisadora.

FANDOM é o grupo de pessoas que se declaram fãs de algo ou alguém. Não necessariamente estão organizados em fã-clubes, simplesmente fazem parte da “cultura” de admiração pelo ídolo/história/objeto. Muitas vezes, têm um nome que os caracterizam e os ligam aos ídolos: por exemplo, o fandom de Harry Potter são os Potterheads, o de Lady Gaga são os Little Monsters…

SHIP é derivado do inglês “relationship” (relacionamento), e é geralmente empregado como verbo que manifesta apoio a um casal que já existe ou o desejo de que duas pessoas iniciem uma relação. Antes, era usado no inglês como substantivo, apenas como forma abreviada de “relationship”.

OTP: sigla de One True Pairing, ou “um par verdadeiro” em português, é usada para designar o casal perfeito, que mais combina, que é mais “shippável”, seja fictício ou da vida real.

POSER é aquela pessoa que finge ser algo que não é. Não é uma gíria nova, mas foi recentemente resgatada pelo mundo dos fandoms para situações onde um integrante não parece ser tão fã assim. É geralmente utilizada como insulto.

FANFIC é uma abreviação de “fanfiction”, que por sua vez é a fusão das palavras “fã” e “ficção”. São histórias criadas pelos próprios fãs a partir de pessoas, personagens ou mundos já existentes. Narrativas como Jogos Vorazes e artistas como a ex-boyband One Direction já foram alvos de inúmeras fanfics. Curiosamente, a trilogia 50 Tons de Cinza era originalmente uma fanfic da saga Crepúsculo.

CANON, numa fanfic, acontece se o casal retratado é o mesmo da história original ou da vida real. Por exemplo, se numa fanfic de Harry Potter, o autor/fã retrata Ron e Hermione novamente juntos, temos um canon.

Para esta matéria, consultamos Elizabeth Harkot de la Taille, professora e pesquisadora do Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP, e o site Urban Dictionary.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com