logotipo do Claro!

Uma ode àqueles que amam

Por Bárbara Reis e Diego Andrade

PÁGINA-2---ARTE

O fã é uma figura controversa e emblemática no imaginário popular, ora retratado como maluco, ora nem sequer reconhecido como tal. Mas uma coisa é certa: o Brasil tem fãs de tudo, aos montes, que têm um poder cada vez maior de trazer seus ídolos para perto e até mesmo de movimentar a economia. Existem vários tipos de fã – há quem fique em filas quilométricas para conseguir o iPhone mais recente e quem se aglomere em torno do Papamóvel – mas esta edição é dedicada àqueles que tuitam violentamente vendo o último episódio de Game of Thrones, gritam o nome do cantor favorito e tratam lançamentos de álbum como um evento: os amantes de cultura pop. Neste claro! fã tentamos dar conta desse fenômeno e suas formas de expressão, que mudaram ao longo do tempo, mas que ainda são movidas pelo mesmo sentimento: a vontade de se conectar com aquilo que se ama e outros que partilham desse amor. E, acima de tudo, sobre todas as maneiras que o amor de fã nos leva além – da sanidade, da normalidade, das possibilidades – e, muitas vezes, serve para nos aproximar daquilo que queremos ser, ainda que de um jeito que pode ser impensável para algumas pessoas.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com