logotipo do Claro!

Descolonizando a história

Por Rodrigo Santana

Ilustrações Mapas Pág 8 e 9

Hoje o MASP está mais cheio, é a última semana da exposição Histórias Afro-Atlânticas. A exuberância das cores, das formas das obras dos mais diversos países são como uma hipnose aos olhos. Impossível não pensar no quanto a harmonia das cores sóbrias, das formas clássicas que aprendemos nos livros didáticos é tão diferente de tudo isso o que vejo.

Sento-me no café do primeiro andar para encontrar Amanda Carneiro. Para se tornar uma cientista social formada em Estudos Africanos, transitou por diferentes cursos da USP que ofereciam disciplinas de temática africana. Na graduação, fez intercâmbio em Moçambique, onde pôde se aprofundar em pensamento político africano e mergulhar na refIexão sobre como o processo de libertação questionava os paradigmas ocidentais. Esse se tornou o seu tema de mestrado. A sua escolha pela trajetória multidisciplinar lhe abriu novas possibilidades de conhecimento, como o pensamento decolonial.

Amanda explica que o Brasil ainda vive sob influência de seu passado colonial. Essa influência se vê na versão oficial da história em que o fim da escravidão, por exemplo, é tido como uma benevolência da Princesa Isabel, e não como resultado das lutas e resistências dos povos negros. A versão oficial da história é sempre simplista, porque não contém a contradição. E sem a contradição, se desconsidera a multiplicidade de vozes, de narrativas que constroem a história.

Na última semana de outubro os totens de madeira, miçangas, trançados, bordados, tecidos, o ferro fundido, todos esses materiais tão incomuns em um museu e que ficaram por quatro meses na Histórias Afro-Atlânticas, se despedem de São Paulo. Mas não nos despedimos do nosso passado colonial que, como um fantasma, permanece vivendo na cultura e nas instituições.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com