logotipo do Claro!

Recriando Raízes

Por Bruna Nobrega

É provavelmente difícil pensar na natureza brasileira sem pensar no desmatamento que ela sofreu. A Mata Atlântica, por exemplo, é uma das florestas mais ameaçadas do planeta, tendo perdido quase 90% da sua área original. O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, também é o segundo mais depredado, principalmente devido ao uso agrícola da terra.

Nesse sentido, os reflorestamentos surgem como uma forma de tentar reconstituir pelo menos uma parte do bioma original e recuperar as consequências de tamanha perda. É uma ação trabalhosa, mas com muitos benefícios. Na fotorreportagem abaixo pretendemos mostrar as etapas da ação desde a escolha da área até o plantio das mudas e os anos de manutenção, abordando as dificuldades, precauções e cuidados que precisam ser tomados durante todo o processo.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com