logotipo do Claro!

Teste: O quanto você sabe sobre as origens do Brasil?

Por Larissa Fernandes

thumb_teste

As origens do Brasil podem ser recontadas a partir de diferentes perspectivas. Assim, a historiografia tem se transformado para garantir que povos indígenas e africanos não sejam meros coadjuvantes na construção da história do país.

Entender o papel dos colonizadores portugueses é essencial, mas você conhece os antigos costumes dos índios tupinambás? Ou sabe se é obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas? Clique aqui e descubra essas e outras respostas no teste do claro!

Fontes:
A atuação dos indígenas na História do Brasil: revisões historiográficas, Maria Regina Celestino de Almeida
Antropofagia ritual e identidade cultural entre os Tupinambá, Adone Agnolin

Site da Fundação Nacional do Índio (Funai)

Navios portugueses e brasileiros fizeram mais de 9 mil viagens com escravos da África para o Brasil, BBC Brasil

A luta esquecida dos negros pelo fim da escravidão no Brasil, BBC Brasil

Um imenso Portugal, Revista Fapesp

Na escola com os orixás: o ensino da religião afro-brasileira na aplicação da Lei 10.639, Raquel Rua Batista Bakke
Quase 90% línguas indígenas brasileiras foram extintas e as que restam estão ameaçadas, EBC

Palavras que vêm das línguas indígenas, G1

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com