logotipo do Claro!

A história e a memória dos imigrantes de São Paulo

Por Igor Soares, Lucas Almeida e Mayara Paixão

Imigrantes-Final

“A terra do sonho é distante e seu nome é Brasil”, escreveu Milton Nascimento em “Sonho Imigrante”. São Paulo foi uma das cidades do país que ficaram marcadas pelos ciclos migratórios que se estenderam nas últimas décadas. Hoje, ainda vemos outros fluxos de pessoas que procuram uma nova vida na cidade. Vestígios disso ficam evidentes em diversos bairros da capital — a cultura paulista se mistura com a boliviana, alemã e até nordestina nesses espaços. O claro! ouviu alguns desses imigrantes, que contaram sobre as suas raízes, memórias do país natal e como transmitem a cultura de origem para as futuras gerações no Brasil. Confira os relatos a seguir:

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com