logotipo do Claro!

Editorial: Homo linguisticus

Por Bruno Carbinatto e Sabrina Brito

Já dizia o ditado: “A caneta é mais poderosa que a espada.” É por meio da escrita, da fala, da música, do cinema que o ser humano se comunica — e esse poder é muito maior do que a simples força bruta.

Ainda assim, é claro que a capacidade de interagir com outros indivíduos não é exclusiva do homem: golfinhos conversam por meio de sons, abelhas se entendem com o uso de diferentes movimentos durante o voo e assim por diante.

No entanto, somos nós os únicos — até onde sabemos — que fazem da conversa a nossa principal ferramenta de compreensão do meio e do outro. A língua tem o poder de construir impérios e determinar o rumo de civilizações, e sua decadência pode significar o fim de toda uma cultura. Nós usamos a linguagem como forma de agregar pessoas em torno de um objetivo comum, seja ele político, social ou simplesmente humano. E é isso que nos faz quem somos.

Convidamos você a se aventurar pelas nuances da linguagem, desvendando fatos e conhecendo histórias que elucidam o porquê dessa ferramenta ser tão importante.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com