logotipo do Claro!

O mundo na ponta da língua

Por Wender Starlles

Ilustração: Amanda Péchy

Marianna Zawadi, 22, intercambista do curso de Relações Internacionais da USP é fluente em quatro idiomas, dentre os 7.111 vivos. De estatura média, pele negra em harmonia com os olhos e cabelos trançados, a jovem é dona de um sorriso contido.

Apesar da aparente timidez, bastam apenas alguns minutos de conversa para ela se sentir à vontade e agir com enorme simpatia. Na fala levemente pausada, quase passa despercebido o fato dela ser estrangeira: o sotaque é leve e sutil.

Os olhos da moça brilham de orgulho ao falar de sua cidade natal, Goma, na República Democrática do Congo. Lá, aprendeu duas línguas nativas: o swahili, com aproximadamente 98 milhões de falantes, e o francês, com 280 milhões, a oficial do país. Porém, na infância, seus pais não permitiam que ela e seus 11 irmãos falassem, em casa, a língua dos colonizadores, no intuito de preservar a cultura ancestral.

Fora do ambiente familiar, foi inevitável que ela estabelecesse contato com o francês. Marianna passou a frequentar creches e outros meios sociais ao longo da infância. Daí por diante foi só questão de tempo para dominar a langue française.

Na pré-adolescência, ela e sua família mudaram-se para a capital Kinshasa, onde morou por oito anos. Lá, entrou em contato com o lingala, idioma bastante comum entre os países da África Central e, voilà: tornou-se fluente em mais uma.

A essa altura, faltava pouco para Marianna ser poliglota. A questão foi resolvida com sua vinda ao Brasil. Em apenas três anos, ela aprendeu do começo ao fim a língua portuguesa. No entanto, o processo não foi fácil, e envolveu muita dedicação. Quando chegou na Universidade Federal de Roraima, seu primeiro destino acadêmico, entrou no curso de “português para estrangeiros”. Após um semestre, seu lado autodidata entrou em ação através da escrita, da leitura e de muita conversa.

E Marianna não pretende parar por aí: a congolesa ainda quer ser fluente em espanhol e inglês. “O mundo fica pequeno para quem vê no estudo de línguas um jeito de se sentir livre”, disse.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com