logotipo do Claro!

Do seco ao doce

Por Jade Rezende

Capa (2)

“Eu queria ter essa vida, é só ficar bebendo vinho!”, é um equívoco que Fernanda Barbosa já escutou algumas vezes sobre a sua profissão. A fala tem sabor de vinho ácido, chega a ser azedo de ouvir. Os que repetem não conhecem o processo de inclinar a taça e observar um belo vinho tinto encorpado — o que Fernanda, sommelier, faz com precisão durante as aulas que ministra. Ela ainda é capaz de identificar diferentes tonalidades do vinho, que vêm de substâncias das cascas das uvas, e seu aroma.

O sommelier também consegue sentir a leveza de um vinho branco refrescante e harmonizá-lo com uma boa salada num dia quente. E a taça fica ainda mais leve depois de horas de estudo sobre cada tipo de uva, região de plantio e história da vitivinicultura — alguns dos assuntos estudados nos cursos profissionalizantes de sommelier.

Depois de passar por uma formação que pode durar de dois a oito meses e pagar cerca de quatro mil reais — gole um tanto amargo da profissão, regulamentada por lei em 2011 no Brasil — o sommelier pode trabalhar em adegas, importadoras, consultoras, restaurantes, e assim vai. Seja onde for, o profissional será o técnico em bebida, o conhecedor de aromas, cores e sabores de onde trabalha.

Ser sommelier é poder potencializar a experiência das pessoas quando se trata de vinhos — e bebidas no geral. É escolher a melhor garrafa para uma refeição especial, ou só para mais um almoço no começo da semana. Às vezes vinho seco, às vezes doce. E o melhor: poder, ele mesmo, desfrutar do aroma frutado de um vinho rosé em plena segunda-feira.

Colaboração:

Vitor Fernandes, Debora Alkimim e a Associação Brasileira de Sommeliers – SP

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com