logotipo do Claro!

Entre liturgia e pileque

Por Ane Cristina

Página 3 (1)

Onde encontrar bebida alcoólica? Além da óbvia resposta “no mercado”, a probabilidade de se deparar com um copo de cerveja em uma festa de casamento, aniversário ou qualquer ocasião festiva, é alta. É muito fácil, também, perceber o consumo de álcool em rituais religiosos: o vinho, na comunhão católica; a cachaça, ofertada a entidades em religiões africanas. Esse costume não é de hoje. Faz tempo que somos chegados a “beber água que passarinho não bebe”.

“O consumo de álcool remonta há mais de 10 mil anos. Ainda nômade, o homem coletava mel. Em contato com a água e fermentado, forma hidromel, bebida pouco conhecida hoje”, explica Waldemar Venturini, autor do livro Bebidas alcoólicas: ciência e tecnologia. Apesar de dar origem ao consumo de bebidas alcoólicas, o hidromel perdeu espaço para o vinho, apreciado até hoje em todo o planeta. É difícil prever sua origem exata, mas sabe-se que a bebida existe há aproximadamente 5 mil anos, quando o homem já havia se tornado sedentário e podia, assim, cultivar uvas, geralmente em clima mediterrâneo, como na Grécia.

Aliás, na Grécia Antiga já acontecia um ritual com a bebida. Lá, havia o Culto a Dionísio, Deus do vinho, onde os envolvidos buscavam um estado de transe. Nós também temos nossa história com o consumo de álcool. No Brasil indígena, as bebidas alcoólicas eram usadas apenas em festas, como explica Cauê Dal Colletto, pesquisador sobre substâncias psicoativas de povos indígenas. Nesses eventos, as mulheres eram responsáveis por preparar as bebidas e “guiar” a comemoração.

“Toda festa é um ritual”, lembra Cauê. De certa forma, o consumo de álcool hoje continua acontecendo em cerimônias. “A gente não percebe porque naturalizamos nossas práticas. Mas quanto mais ‘natural’ e rotineira uma prática, mais cultural e ritual ela é. Consumir álcool em aniversários e happy hours se enquadra nisso também”, afirma o pesquisador.

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com