logotipo do Claro!

Nosso poder de influenciar

Por Caio Santana e Gabriel Araújo

A palavra “influência”, que qualquer velho e bom dicionário define como o “poder exercido sobre pessoas e coisas”, ganhou uma nova conotação no mundo da internet e das redes sociais. Na verdade, se transformou, ela própria, em um novo termo cheio de estrangeirismo – “influencer”. No planeta Terra do ano 2020, praticamente toda menção à influência vem acompanhada de algum pensamento relacionado às celebridades virtuais.

Mas o que o claro! Influência prova é que, apesar da nova conotação adquirida pelo ato de influir, ele sempre esteve presente por todo o caminho da humanidade, com maior ou menor grau. Se hoje o youtuber gritando “fala galerinha” é a figura máxima da influência, outras épocas deixaram outras marcas – sempre, porém, com muita influência.

Ou alguém acredita que a figura dos “líderes de opinião” da primordial democracia ateniense não tem seus reflexos em nossa política democrática atual? Que as novelas da década de 1950 não ajudaram a moldar uma sociedade, que o “espírito do tempo” não ajudou a definir cada um de nossos líderes, que a escolha de nossas profissões não passou pelo crivo da… influência? Esta edição demonstra que sim, tudo isso aconteceu e continua acontecendo.

A influência é um ziguezague de respostas, uma metamorfose ambulante que sempre esteve arraigada à sociedade. Seja pelas roupas que os filmes te fazem usar, pelo investimento que o corretor te indica a fazer, por cada vídeo iniciado por “fala galerinha” que simplesmente te diverte, ou por cada ação lamentável que te fez cancelar um “influencer”, a mais recente marca desse poder na sociedade.

O claro! Influência nasce da proposta de se compreender os rumos tomados pela influência na era digital, em que arrobas, curtidas e comentários são de uma importância enorme; passa pelo entendimento histórico e psicológico do ato de influir; caminha pelos mais diversos campos, da política ao esporte; e para na sua tela – te influenciando, por que não?

Não é nossa pretensão explicar cada contexto e cada momento em que o “poder exercido sobre pessoas e coisas” se fez presente, mas sim deixar claro que ele sempre esteve e continua por ali, por aqui. Curiosamente, fazendo com que aquele velho e bom dicionário, por exemplo, definisse a “cultura do cancelamento”, um dos filhos da influência digital dos nossos tempos, como a expressão do ano de 2019.

Deixe, portanto, que o claro! te influencie a conhecer mais de perto esse enorme poder. Mas por favor, não nos cancele.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

clarousp@gmail.com