logotipo do Claro!

 

Bombardeio de imagens | Editorial

 

Por Hugo Vaz e Yasmin Oliveira

 
Conceito: Bianca Muniz e Caio Mattos/Desenho: Bianca Muniz

Conceito: Bianca Muniz e Caio Mattos/Desenho: Bianca Muniz

 

Vivemos em um mundo de imagens. Pode parecer óbvio, afinal, você acorda, checa a tela do celular, depois o espelho, liga a televisão, espia as fotos do jornal, as selfies dos amigos, topa com a publicidade na rua e recebe aquela montagem absurda nas redes sociais como se fosse a coisa mais natural do mundo. Nosso mundo é visual e, por vezes, desconcertante.

 

Mas é justamente por conta dessa onipresença que precisamos mergulhar um pouco mais a fundo para compreender o que elas representam, o que buscam transmitir, como, por que, e por quem são formadas. Recebemos as imagens passivamente: não questionamos sobre o que representam e como chegaram até nós.

 

“A imagem não mente.” Mentira. “Vi com meus próprios olhos.” E daí? Esqueça essas noções antiquadas. Imagens podem ser construídas e desconstruídas, são projetadas e recebidas. Entre doze reportagens, exploraremos esse universo tão vasto quanto maleável para descobrir o que está por trás, à frente e por todos os cantos nas imagens que nos cercam.

 

Lembramos que imagens são nossa interface com o mundo e com nós mesmos. Elas contam histórias e despertam sensações. Para verificar, basta fechar os olhos. Lá estarão elas nos nossos pensamentos e memórias, borrando completamente a distinção entre percepção e realidade. Esperamos que as imagens, textos e áudios desta edição do claro! levem a uma jornada surpreendente por dentro deste assunto inesgotavelmente fascinante.

 

Expediente – Reitor: Vahan Agopyan. Diretor da ECA-USP: Eduardo Henrique Soares Monteiro. Chefe de departamento: André Melo de Chaves Silva. Professora Responsável: Eun Yung Park. Editores de Conteúdo: Hugo Vaz e Yasmin Caetano. Editoras online: Mariana Cotrim e Sofia Aguiar. Editores de Arte: Bianca Muniz e Caio Mattos. Repórteres: Caroline Aragaki, César Costa, Diego Bandeira, Fernanda Pinotti, Gabrielle Torquato, Gabrielle Yumi, José Carlos Ferreira, Karina Merli, Laura Alegre, Leonardo Lopes, Letícia Camargo, Maria Laura López, Mariana Arrudas, Mayumi Yamasaki, Pedro Ezequiel, Pedro Teixeira, Tainah Ramos, Renan Sousa, Samantha Prado e Vital Neto. Capa: Bianca Muniz e Caio Mattos. Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 2 – Cidade Universitária, São Paulo/SP, CEP: 05558-900. Telefone: (11) 3091-4211

 

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Expediente

Contato

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

Telefone: (11) 3091-4211

clarousp@gmail.com