logotipo do Claro!

 

Com você aonde estiver

 

Por Andre Amorim e Victor Aguiar

 

Arte por Luana Benedito e Maria Luiza Bassan

 

Quando a vida se encarrega de impor distâncias, como o falecimento de um ente querido, são nos laços afetivos formados que encontramos o apoio para se viver o luto e seguir a estrada.

 

Para Luana Baldacini, 21, a morte de seu pai aplacou os momentos juntos de forma tão natural e espontânea, da plateia dele ao vê-la tocar violão, das piadas contadas à exaustão, da diversão. O sentimento da perda fica, a distância se torna real e o encontro é feito só nos pensamentos, de maneira individual. Essa é a forma que Luana encontrou de amenizar a dor, cativando as lembranças boas dos momentos vividos e fazendo coisas que remetessem a ele. 

 

Quando os liames são verdadeiros, a distância pode até impedir um beijo e um abraço, mas nunca vai impedir os sentimentos. Para além da dor fica o sentimento de gratidão, os momentos vividos e os ensinamentos que a acompanharão por onde quer que vá. 

 

Por vezes, a rotina do dia a dia, agitada, faz com que criemos vínculos com quem menos esperamos. Sabe aquele ditado, “quem não é visto não é lembrado”?  Pois bem, ele caberia muito bem a  Nayara Martins, 24, que encontrou no trabalho uma amiga completamente diferente dela. A amiga Natália era sempre falante, carismática, muito interativa, já Nayara era envergonhada e apenas cumprimentava os colegas. Elas tinham tudo para não serem amigas, mas foram as diferenças que as fizeram romper as barreiras e se tornarem tão próximas.

 

Nayara considera essa experiência única, não se lembra de ter vivido algo semelhante, e que não sabe explicar como se deu essa ligação tão espontânea. Hoje, porém, a distância e o tempo as afastaram, contudo elas mantêm um contato quase diário, com troca de mensagens. Tão logo seja possível encurtaram a distância que o tempo se encarrega de afastá-las, mas não de apagar essa amizade que se formou quando não se estava esperando por nada. 

 

Mas fica o questionamento, o que nos une? Para a psicóloga Evanizia Maia, especialista em psicologia clínica, é uma questão de pertencimento. “Nós, humanos, temos necessidade de grupos e pessoas que nos aprovem, nos amem. Quando estabelecemos uma relação com alguém, essa pessoa passa a fazer parte de mim, de certa forma — não preciso estar em sua presença 24 horas”, afirma. A psicóloga enxerga que pensar nessa pessoa traz a memória deste pertencer à espécie humana, e é isso que traz a serenidade e a sensação de estar junto — dessa forma, os laços se tornam eternos no coração e na memória.

 

Perder-se em meio às demandas e só conseguir encontrar tempo para os amores e amigos entre as pequenas brechas de luz dos postes acesos à noite faz parte da tentativa de darmos respiro aos afetos e a nós mesmos. Estamos sempre em conexão com as coisas e pessoas ao nosso redor, independentemente de quaisquer distâncias — físicas ou não. Assim são os laços. Assim somos nós.

 

Colaboraram:

Evanizia Maia, psicóloga formada pelo Instituto de Educação de MG e Instituto Newton Paiva Ferreira de BH

Luana Baldacini, estudante de Administração no Centro Universitário FMU

Nayara Martins, inspetora de alunos em Centro Educacional Lemuel

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Expediente

Contato

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

Telefone: (11) 3091-4211

clarousp@gmail.com