logotipo do Claro!

 

O caminho até à primeira vista

 

Por Beatriz Carneiro e Catarina Virginia Barbosa

 

Arte por Luana Benedito e Maria Luiza Bassan

 

A distância é uma ideia. “Mas é algo concreto porque pode ser medida” e ainda sim é uma ideia. Mesmo quando entendida de forma física ou temporal, as dimensões de distância nascem dentro de nossas cabeças, passando por crenças pessoais e transformando nossa relação com o mundo e com o outro. 

 

Chico César cantou que, mesmo à primeira vista e por acaso, para que um encontro aconteça é preciso percorrer um caminho. No caminho de um encontro, existe a espera, a coragem, a ansiedade, a alegria, a dificuldade, e ela, a distância e os seus desafios. Para voar de um ponto ao outro, precisamos abrir as asas e nos expor ao mundo. Sobreviver à distância requer muita ousadia.

 

Nesta edição do claro! Distância queremos mostrar pra você, leitor, quais os fatores que criam esse caminho entre um ponto e outro. Diferenças sociais nos afastam, o desconhecido e o diferente nos fazem querer se isolar do resto do mundo. Ainda sim, temos de aprender a conviver com tudo isso para continuar caminhando e amadurecendo.

 

Temos de superar os obstáculos que nos distanciam, precisamos criar laços e memórias que nos garantam a proximidade às outras pessoas e encurtem os fatores que nos afastam, às vezes, até de nós mesmos. 

 

No fim, toda distância acaba sendo necessária, e quando não vem, faz falta. O caminho de um ponto ao outro é cheio de ideias, mas se não o percorremos, nos perdemos e afastamos as chances de encontrar, à primeira vista, a paixão que cantou Chico.

 

Expediente — Reitor: Vahan Agopyan. Diretor da ECA-USP: Eduardo Henrique Soares Monteiro. Chefe de departamento: Luciano Victor Barros Maluly. Professora Responsável: Eun Yung Park. Editoras de Conteúdo: Beatriz Carneiro e Catarina Virginia Barbosa. Editores Online: Marina Caiado e Matheus Alves. Editoras de Arte: Luana Benedito e Maria Luísa Bassan. Redes Sociais: Suzana Correa Petropouleas. Making of: Bruna Henriques Irala e Sofia Kassab. Repórteres: Amanda Mazzei, Ana Beatriz Rodrigues, André Amorim, André Derviche, Bruno Militão, David Ferrari, Gabriel Guerra, Gabrielle Abreu, Giovanna Farnezi, João Mello, Kaynã de Oliveira, Laura Toyama, Luana Franzão, Matheus Zanin, Natália Milena, Natasha Teixeira, Victor Aguiar e Vinicius Lucena. Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, prédio 2 – Cidade Universitária, São Paulo/SP, CEP: 05558-900. Telefone: (11) 3091-4211

O claro! é produzido pelos alunos do 3º ano de graduação em Jornalismo, como parte da disciplina Laboratório de Jornalismo - Suplemento.

Tiragem impressa: 5.000 exemplares

Expediente

Contato

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A.

Cidade Universitária, São Paulo - SP CEP: 05508-900

Telefone: (11) 3091-4211

clarousp@gmail.com