Quem somos

Fundado em 1967 por Benito Juarez e José Luiz Visconti, o CoralUSP reuniu inicialmente estudantes da Escola Politécnica e da Escola de Enfermagem. Inaugurou um estilo próprio, sintonizado com sua época, em que as linguagens do clássico e do popular convergiam e apontavam para um caminho inédito na música coral brasileira.

A partir de 1989 o CoralUSP  passou a fazer parte da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de  São Paulo.

Aclamado pelo público e crítica especializada, já em seus primeiros anos, o CoralUSP firmou-se pelo alto nível técnico-artístico em suas apresentações dentro e fora das salas de concertos, no País e no exterior.

Seu currículo inclui quatro extensas turnês pelo exterior (EUA, Europa, África e Argentina), cinco premiações da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor Coral do Estado de São Paulo, participações e apresentações em festivais, teatros, igrejas, parques, universidades, colégios e programas de rádio e tv. Em 2013, realizou na Espanha o projeto premiado “Semana de Música Brasileira em Valencia”, contemplado no Edital 2012 da PRCEU - Programa de intercâmbio e de atividades de cultura e extensão.

O CoralUSP possui seis registros fonográficos: LP - Selo Marcus Pereira, CD - Selo Camerati,  CD - Ihu, Todos os Sons (Selo Pau Brasil, com Marlui Miranda), CD - Música Antiga Portuguesa, CD - Canções Seculares e CD – Música Coral Brasileira.

Com média anual de 110 concertos, o CoralUSP engloba atualmente um contingente máximo de aproximadamente 450 coralistas distribuídos em 13 grupos, cada um com seu projeto de programa, agenda de ensaios e apresentações, 04 oficinas de canto coral.

As atividades de ensaios e aulas acontecem no campus da Cidade Universitária, além da Faculdade de Direito/USP, Faculdade de Saúde Pública, Casa da Dona Yayá/USP, Centro Universitário Maria Antonia e no Tendal da Lapa. 

O CoralUSP realizou vários projetos coral-sinfônicos ao longo de sua existência, destacando-se: Carmina Burana (Orff), Missa em Si Menor (Bach), Nona Sinfonia (Beethoven), Missa da Coroação e Réquiem (Mozart), Os Carnavais (Francis Hime) - especialmente composta para o CoralUSP, Les Noces e Sinfonia dos Salmos (Stravinski), Mandú-Çarará e Magnificat (Villa-Lobos), O Messias (Haendel), O Rei David (Honneger), Sinfonia Dante (Liszt), Te Deum (Dvořák) e as montagens cênicas das óperas O Guarani, Colombo e A Noite do Castelo (Carlos Gomes). Realizou também várias primeiras audições, como Fogo no Canavial (Eduardo Álvares) e Ismália (Cláudio de Freitas).

O CoralUSP estimula a formação de músicos, proporcionando a todos os seus integrantes oportunidades de iniciação, e para tanto oferece orientação nas áreas de técnica vocal, história da música (popular e erudita), percepção musical, harmonia, contraponto e regência coral, e disponibilizando também a todos os interessados a consulta ao acervo de composições e arranjos corais.

Reitor
Prof. Dr. Marco Antonio Zago

 Vice-Reitor
Prof. Dr. Vahan Agopyan

Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária
Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda

CoralUSP

Diretora pro tempore
 
    Profa. Dra. Fabiola Zioni 

Diretora Artística
Mta. Marcia Hentschel

 Assistente Técnico de Direção
Loide Her Cardoso Santos Sanson

Regentes
Alberto Cunha, André Juarez,
Eduardo Fernandes,
Helena Maria Starzynski, Mauro Aulicino, 

Paula Christina Monteiro,
Sandra Espiresz*, Selma Boragian, 

Tiago Pinheiro

  Orientadores de Técnica Vocal
Antonieta Bastos, Beth Amin, 
Carmina Juarez, Fernando Coutinho Ramos, Silvia Cueva

 

 Pianista
Sérgio Carvalho de Oliveira

 

 Copista e Arquivista Musical
Chistiane Pereira de Souza

* licenciada

Analista de Comunicação
Cristina Amaral

 Técnicos para Assuntos Administrativos
Luis Carlos Souza
Roberto Nascimento

Vanessa Ferola

 Técnico em Comunicação
Lucieni Gallo

  Secretária
Rosa Pinheiro

Auxiliar em Comunicação
Aparecida Bernardo
Lindracy Silva de Jesus

Bolsista Aprender com Cultura
Rachel Louise Eckert

   










Inscrições | Obra do mês | Quem somos

desenvolvido por: andre.hashimoto@gmail.com