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 Seção Técnica de Informática

Cabe a informática da SAS o gerenciamento e controle de tudo que se refere a área de informática na SAS, inclusive equipamentos,  softwares e estrutura de redes, além de assessorar ao Superintendente nas áreas de TI, segurança e telefonia estruturada. 
 
 Metas, Objetivos e Serviços  Prestados

Infra - estrutura
Programas e Sistemas
Internet e intranet
Outras Atividades e Funções
Quantificações
Corpo Técnico


  I - Infra-estrutura

a) Analisar, pesquisar, projetar  e manter todas as necessidades no que tange a utilização de equipamentos de informática, áudios-visuais, redes de dados, telefonia estruturada e, segurança visual eletrônica;

 

b) Pesquisar, propor, controlar e manter corretivamente todos os equipamentos de informática;

 

c) Pesquisar, controlar e manter todos os equipamentos de áudios-visuais;

 

d) Pesquisar, controlar e manter todos os equipamentos de redes de dados e telefonia estruturada;

 

e) Pesquisar, controlar e manter todos os equipamentos de vigilância eletrônica;

 

f) Analisar, propor, projetar e controlar toda infra-estrutura de rede de dados e telefonia estruturada, incluindo-se os controles e arquivamentos de imagens eletrônicas de segurança;

 

g) Pesquisar, cotar, controlar, verificar e aprovar todas as aquisições de equipamentos relacionados acima;

 

h) Controlar, verificar e aprovar qualquer modificação na estrutura predial onde se encontra os serviços da SAS;

 

i) Controlar, verificar e aprovar qualquer modificação na rede elétrica, de dados e telefonia dos prédios da SAS;

 

j) Aprovar qualquer solicitação de compra de peças e componentes dos equipamentos e estruturas descritos acima;

 

k) Propor melhorias, redução de custos ou aprimoramento tecnológico de toda parte de infra-estrutura de dados, telefonia estruturada, áudio-visual e segurança eletrônica;

 

l) Analisar propostas técnicas e comerciais de aquisição de produtos e de serviços;

 

m) Gerenciar, acompanhar e verificar e corrigir qualquer implementação desse item;

 

n) Identificar, avaliar e manter o fluxo contínuo de dados, telefonia e elétrica das áreas críticas;

 

o) Realizar a manutenção corretiva nos computadores, monitores de vídeos e impressoras.

 II – Programas de Computadores

a)  Analisar, verificar propor e aprovar qualquer tipo de aquisição de produto ou serviços de desenvolvimento de programa, sejam eles, de suporte, de controle, técnicos, administrativos ou de gestão.

 

b)  Analisar, verificar e acompanhar qualquer desenvolvimento, instalação ou implementação de novos programas;

 

c)Manter, controlar e assegurar todos os códigos fontes dos programas desenvolvidos internamente ou de terceiros que estejam em nosso poder;

 

d)Avaliar propostas técnicas e comerciais de desenvolvimento ou aquisição de novos programas;

 

e) Analisar, verificar, manter e dar parecer sobre os programas que estão em operação;

f)  Manter, controlar e assegurar toda a base de dados dos programas em desenvolvimento,  ou em operação, desde que esteja operando na modalidade “client-server” e cuja base de dados esteja sob nossa guarda;

 

g) Administrar, manter e controlar toda base dados corporativos da SAS;

 

h)Administrar, manter e controlar todos os programas de uso estritamente corporativo da SAS;

 

i)  Avaliar , propor e controlar as alterações em Sistemas Administrativos próprios;

 

j) Instalação e configuração de programas, configuração de equipamentos e controle de senha de acesso.

III – Internet e Intranet

a)      Avaliar, verificar, propor e controlar as páginas de Internet e Intranet da SAS;

 

b)      Controlar e aprovar a identificação e o acesso dos usuários corporativos;

 

c)  Controlar e bloquear os dados corporativos de acesso restrito através da Internet ou Intranet;

 

d)      Controlar e manter o fluxo de transferência de dados na Intranet SAS;

 

e)      Manter, controlar, bloquear e identificar qualquer tipo de invasão de pessoal autorizado ou não autorizado na Intranet SAS;

 

f)     Manter, controlar, excluir, alterar e determinar níveis de acesso e suas permissões dos usuários da SAS;

 

g)      Administrar, manter e assegurar o Banco de Dados de Intranet;

 

h)  Manter e controlar todos os tipos de acesso, sejam eles, por infra-estrutura, linhas discadas, linhas dedicadas ou por qualquer outra tecnologia adotada pela SAS ou pela CTI;

 

i)   Determinar regras, métodos e prioridades, inclusive no que tange aos horários para operações, manutenções ou acesso dos usuários as redes de dados;

 

j)        Instalação, configuração, manutenção e controle da Rede sem Fio.

IV –  Outras Atividades e Funções

a) Assessorar a Superintendência da SAS no que tange a área de TI, áudio-visual, segurança eletrônica e telefonia estruturada;

 

b)  Assessorar as Divisões Administrativas e Técnicas nas implementações de equipamentos e programas;

 

c)  Assessorar a Superintendência e Divisões SAS no balanceamento de equipamentos técnicos;

 

d)    Analisar e verificar propostas técnicas-comerciais;

 

e)    Manter, verificar e controlar as determinações Técnicas-Administrativas da CTI;

 

f)     Manter, verificar e controlar as determinações Técnicas da Diretoria de Redes do CCE;

 

g)     Manter, verificar e controlar as normas técnicas da USP;

 

h)     Participar de encontros, seminários e congressos técnicos;

 

i)        Dar treinamento e suporte técnico aos usuários da SAS;

 

j) Acompanhamento, monitoração e gerenciamento de todas as instalações, tanto de infra-estrutura, equipamentos, elétrica e de telefonia;

 

k)     Controle e identificação de acesso e contas VPN e de “e-mails”;

 

l)        Digitalização, formatação e preparação de material para a Superintendência;

 

m) Atendimento técnico e de suporte “in-house” e “out-house” exclusivo para a Superintendência;

 

n)   Controle administrativo, patrimonial e de distribuição de todos os equipamentos de TI da SAS;

 

o)     Controle de licenças, atualizações e autorizações de Softwares Coorporativos;

  

p)      Distribuir e controlar todos os endereços de IP´s de utilização da SAS;

 

q)  Monitorar, identificar, reportar e acionar qualquer utilização indevida dos IP´s da SAS, coibindo o uso indevido dos equipamentos e redes de dados da SAS;

 

r)   Determinar regras e normas no que tange a aquisição, empréstimos e utilização dos recursos de TI na SAS;

 

s)       Controlar as ordens de serviço técnico, de manutenção de equipamentos e de redes ou, suporte técnico a equipamentos ou programas.

 

t)        Aprovar, controlar e verificar as solicitações técnicas enviadas diretamente ao CCE;

 

u)    Verificar e aprovar qualquer solicitação de compra de equipamentos ou softwares na área de TI;

 

v)      Pesquisar, cotar, controlar e verificar os serviços técnicos executados por terceiros;

 

w) Manter a segurança e integridade dos dados e softwares em poder da área de informática, permitindo acesso somente a quem de direito;

 

x)    Manter os dados eletrônicos da SAS atualizados junto a CTI, CCE e aos órgãos de controle de informação da USP;

 

y)    Pesquisar, avaliar e propor a utilização de novas tecnologias, tanto no que se refere a equipamentos como programas;

 

z)    Desenvolver e propor projetos que visem a melhoria no controle e administração das atividades técnicas e administrativas da SAS.


V –  Quantificações

Os números da SAS, em sua estrutura de informática, são bastante expressivos, visto que todos os equipamentos atendem, exclusivamente, as áreas administrativas da SAS e, são utilizados em 100% de seus tempo total, diferente das unidades de ensino que possuem laboratórios de microcomputadores ou salas pró-alunos cuja utilização é restrita, sazonal e pré-determinada.

 Equipamentos de TI:

a)  Possuímos cerca de 550 microcomputadores (desk-tops, notebooks e netbooks),  monitores de vídeo e impressoras que são administrados e gerenciado, exclusivamente, pela área de informática. Sem contar todos os outros periféricos que necessitam de manutenção periódica, corretiva ou troca.

 

b)     10 data-show;

  

d)      200 impressoras; entre elas, laser, matriciais, jato de tinta e multifuncionais;

 

e)   23 switchs gerenciáveis, sem contar outros equipamentos de redes que necessitam de manutenção periódica;

 

f)        5 Servidores de Redes e Dados;

 

g)     Mais de 8 quilômetros de cabos de dados que deverão triplicar quando instaladas as conexões de telefonia estruturada. Isso sem contar os compenentes desta rede:  conectores, tomadas, etc., que, invariavelmente,  necessitam de manutenção, consertos ou trocas pelo tempo de uso;

 

h)  9 Sistemas Aplicativos Administrativos ou de Gestão que necessitam de suporte constante;

 

i)     Mais de 3000 programas de apoio, segurança e aplicação que contam com nossa equipe de Help-Desk;

 

j)  São mais de 400 conexões de redes de dados que, nos próximos meses, contemplarão todos os computadores da SAS e que necessitam de manutenção constante;

 

k)      "Site" de Internet com atualizações diárias e, com mais de 15.000 acessos mensais;

 

l)  Controle e distribuição das mensagens eletrônicas coorporativas recebidas, que em média, ultrapassam a casa dos milhares;


VI – Corpo Técnico

a)      1 Analista de Sistemas (Chefe Técnico);

b)      2 Técnico de Informática; 

c)   1 Auxiliador Administrativo; e

c)      1 Digitador.

 



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