UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO  
Superintendência de Assistência Social  






Contatos
Comentários e Sugestões

arrow ati@usp.br
arrow Tel 11 3091-2043
arrow Fax 11 3032-4974



Sas Home » Divisão de Creches


Últimas Participações em Congressos - clique aqui



desenhoCreche

Divisão de Creches


Creche e Pré-Escola Central
Creche e Pré-Escola São Carlos
Creche e Pré-Escola Saúde
Creche e Pré-Escola Carochinha
________________________________________
Publicações e Trabalhos Apresentados

  

    A Divisão de Creches tem como objetivo atender gratuitamente as crianças filhas de funcionários, docentes da Universidade, contemplando as necessidades de desenvolvimento intelectual e o acesso ao saber, bem como o direito à socialização, às vivências infantis e aos cuidados assistenciais específicos e necessários. Além disso, objetiva dar apoio ao ensino e à pesquisa oferecendo um campo de estágios e pesquisas para alunos e docentes. A DC administra, atualmente, 5 creches, sendo duas no campus do Butantã, uma na Faculdade de Saúde Pública, uma no campus de Ribeirão Preto e, desde este ano de 2005, também uma no campus de São Carlos.

        A seleção de crianças feita para o ingresso nas creches é de cunho sócio-econômico e segundo uma distribuição pré determinada de vagas entre filhos de docentes e funcionários

     A Creche e Pré-Escola Saúde mantém parceria com a Fundação Faculdade de Medicina, atendendo crianças oriundas dessa fundação que, em contrapartida, contribui com a manutenção de parte do quadro de funcionários.   


criança creche

         Em todas as creches há Associação de Pais e Funcionários - uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases.

        Temos, em todas as creches uma programação pedagógica consistente e inovadora, e investimos muito na formação do pessoal.

      Os programas desenvolvidos têm, como substrato político, a defesa incondicional do direito à infância e à educação das crianças brasileiras, sem distinção de qualquer condição ou característica.

       Os programas desenvolvidos nas creches abrangem as seguintes áreas específicas:

          Currículo: nesta área o trabalho é desenvolvido na perspectiva da construção do saber e apropriação do conhecimento  socialmente acumulado pela humanidade; formação do caráter e da consciência de cidadania; formação de bons hábitos pautada na compreensão e solidariedade para com o próximo, cooperação e respeito; conhecimento da cultura brasileira.

criança creche 3

          Saúde e nutrição: atividades voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças; formação de bons hábitos alimentares; acompanhamento do desenvolvimento pondo estatural,  triagens odontológica, fonoaudiológica, e também oftalmológica, com intervenções, quando necessárias.

           Educação continuada: formação profissional e desenvolvimento de consciência crítica dos trabalhadores.

                No nosso quadro de pessoal também temos:

            Um diretor, um pedagogo e um psicólogo em todas as creches maiores que 90 crianças.

            E também: técnico administrativo, auxiliar de enfermagem, técnico de nutrição e dietética, além de cozinheiros, lactaristas, auxiliares de cozinha, auxiliares de serviços gerais, auxiliares de manutenção, zeladores.

            Nas creches Central, Oeste e parte de Ribeirão Preto (Carochinha) os educadores trabalham 6 horas por dia (30 horas semanais), o que significa que temos um número de manhã que se repete de tarde. Em São Carlos e na Creche Saúde os educadores trabalham 8 horas por dia, porque são creches menores, e teríamos um custo alto em duplicar o quadro de educadores.

            Os demais profissionais trabalham 8 horas por dia (40 horas semanais).

        A Divisão de Creches tem na equipe central um psicólogo, um pedagogo e uma nutricionista, que dão supervisão para todas as creches. Também conta com um profissional (psicólogo), que supervisiona as creches do interior. 

            O quadro de pessoal responde com muita qualidade às necessidades de serviço. Do ponto de vista técnico, os funcionários desta Divisão têm sido constantemente assistidos em sua formação e preparo.

            Formalmente, os educadores são contratados sob a denominação de Técnicos de Apoio Educativo, por ser esta a nomenclatura constante do Plano de Classificação de Funções da Universidade de São Paulo. Embora a função seja correspondente à do professor de educação básica e a formação exigida esteja em conformidade com o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, essa nomenclatura não reflete a real definição profissional desses funcionarios. A Divisão de Creches e a SAS estão empenhadas em conseguir a correção dessa situação, junto aos órgãos competentes.

            Para a formação do pessoal, a cada mês fazemos uma parada, trabalhando sem crianças.

            Temos férias coletivas em janeiro (20 dias) e julho (10 dias) e depois de cada um desses períodos também fazemos formação do pessoal. Em janeiro, temos uma semana de formação e planejamento e em julho fazemos o Encontro de Creches, por 3 dias , quando reunimos todas as creches para apresentação de trabalhos e/ou palestras, cursos, oficinas.

            Tanto em relação às instalações, como no seu quadro de pessoal a Divisão de Creches está bastante bem servida. As instalações, mesmo considerando as demandas de manutenção e conservação dos prédios, são boas e adequadas para a educação e o cuidado de crianças pequenas. Há muitas reformas e necessidades de melhoria em diversos aspectos das construções, mas todas são boas para o que se destinam.

             A Divisão de Creches tem, como um de seus objetivos, também oferecer campos de estágios e pesquisa, recebendo estudantes, mestrandos, doutorandos, que vêm conhecer o trabalho realizado nas creches, buscar informações e realizar coletas de dados para seus trabalhos. Os projetos são analisados e autorizados pelas equipes diretoras das creches e Chefia Técnica da Divisão de Creches, desde que não tragam nenhum tipo de prejuízo para as crianças. Inúmeros artigos, teses e pesquisas já foram realizados acerca do trabalho feito nas creches e pelas creches.

        Alem disso as creches recebem muitos profissionais, a maioria da área da educação, que vêm para visitas monitoradas e para conhecer o que as creches pensam e fazem.

            Duas publicações já foram feitas com textos dos profissionais das creches: Os fazeres da Educação Infantil O dia-a-dia das creches e pré-escolas, disponíveis para venda nas livrarias, alem de inúmeros trabalhos aceitos e apresentados em simpósios e congressos.


Divisão de Creches
Rua do Anfiteatro, 295 - Cidade Universitária, São Paulo, 05508-060 / SP
Fones: (011) 3091-2046 / 3091-3505


Divisão de Creches dvcreche@usp.br
Creche Central ccentral@usp.br
Creche Carochinha ccarochinha@usp.br
Creche Saúde csaude@usp.br
Creche São Carlos scceci@sc.usp.br